Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

quarta-feira, 30 de junho de 2010

INAUGURAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA, SALA DE LEITURA E BIBLIOTECA PÚBLICA




INAUGURAÇÃO DOS TELECENTROS E BIBLIOTECA PÚBLICA

A Administração Municipal EXPERIÊNCIA E COMPROMISSO, Prefeito Cléto José Alves da Silva e Ademar José Moreira de Sousa, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Professora Diana Amorim da Silva Rocha, no dia 28 de junho do ano em curso, em grande estilo entregaram a comunidade porfirense com inaugurações das obras de grande envergadura governamental:
·         EMEF. Mariana Dias: Reforma com novos espaços pedagógicos como Sala de Leitura, Sala de Recursos e Laboratório de Informática;

                  Sala de Leitura da Escola Mariana Dias

·         EMEF. Cattete Pinheiro: Reforma com novos espaços pedagógicos como Sala de Leitura e Laboratório de Informática;
·         Biblioteca Pública Municipal Ana Maria Bitencourt Móia e
·         Telecentro Municipal.
Na verdade é uma  sequencia inovadora de ações governamentais na área de EDUCAÇÃO, com recursos do PDE, PROINFO, FUNDEB, PROGRAMA MAIS CULTURA E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO em parceria com a Administração Municipal.
A Secretária Diana Amorim da Silva Rocha, falou da sua satisfação em está entregando espaços propícios a aprendizagem dos alunos e disse ainda que quem deverá ser lotado (a) nesses novos espaços pedagógicos, de preferência que seja um professor (a), uma vez que este profissional está qualificado para desenvolver projetos que contribuam com a melhoria da qualidade na educação dos educandos. “Os laboratórios das escolas são de uso exclusivo dos alunos e o Telecentro Comunitário é exclusividade da população que quiser fazer pesquisas na internet”.

O Prefeito Cléto José Alves da Silva falou do compromisso que tem com o povo em realizar parcerias para execução dos programas dos Federais e parabenizou a equipe da Secretaria de Educação em está buscando Programas de grande importância para o Município de Senador José Porfírio, salientou ainda sobre a importância do zelo pelos equipamentos e patrimônio público municipal.
Na ocasião de inauguração dos espaços pedagógicos da EMEF. Cattete Pinheiro o prefeito se emocionou ao lembrar das Merendeiras: Tia Mariana Dias (em memória), Dona Oscarina (em memória) e o Senhor Manoel Lessa Barradas (Barradinha) que ainda está vivo, dizendo que a Escola Cattete Pinheiro, foi uma das primeiras escolas onde muitos de nós estudamos e que na época não existia espaços tão confortáveis quanto os existentes. Lembrou que quando estudava nesta escola tinha uma cozinha com uma porta bem pequena para receber a Merenda Escolar e um pote de água para beber, e que agora a cozinha tem um grande espaço e que tem também um refrigerador de água e no momento a Secretaria de Educação entregou uma geladeira e a escola dispõe de um bebedouro para os alunos.
Estiveram presentes nas inaugurações, Secretários Municipais, Diretores das Escolas, Diretores da Administração, professores, alunos, profissionais de outras áreas e  Câmara Municipal foi representada pelo Senhor José Maria de Souza.

Na ocasião de inauguração da Biblioteca Municipal e o Telecentro Comunitário, foi entregue para a comunidade pelo Prefeito Cléto, Vice-prefeito Ademar e Secretário de Saúde Antonio Carlo Lima, uma AMBULANCHA, devidamente equipada com um motor HP 115, que deverá fazer o percurso de Souzel a Vitória do Xingu em média de 25 minutos. O Secretário de Saúde falou da satisfação em está realizando uma ação na mesma ocasião com a Secretaria de Educação, onde disse que, a compra desta ambulancha foi feita com recursos próprios da Administração e que servirá para as pessoas que adoecerem, espera ele que ninguém possa ocupar a ambulancha, mas, se precisarem ela estará a disposição as 24 horas da população.
Às 11 horas e 45 minutos foi encerrada o ato cerimonial em frente a Biblioteca Municipal com a presenças de Autoridades Civis, Religiosas e comunitários. Os hinos do Brasil, do Pará e do Município foram acompanhados pelos arranjos instrumentais da Banda Municipal Juventude Souzelense e no encerramento o povo presente foi homenageado com a Banda da Igreja da Vinha.

Num gesto de agradecimento a Deus por está entregando aos alunos, pais e comunidade geral de Senador José Porfírio mais uma obra da sua Administração o prefeito Cleto e Vice-Prefeito Ademar, juntamente com a Secretária de Educação Diana Amorim solicitaram que todos os presentes visitassem os espaços da Biblioteca e Telecentro Comunitário, convidando ainda para um delicioso Coffe Break, cujo foi servido em seguida. 










Edição: Luiz Pena


sexta-feira, 4 de junho de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA – PROJETO ESCOLA ATIVA

“A Educação é a fonte da esperança e da transformação.” (Rubem Alves)
                                                                               Alunos da Escola Sol Elarrat Canto (Tamanduá)

A Equipe técnica da SEMEC-Senador José Porfírio, entende que, no cotidiano, o professor vai construindo conhecimentos, concepções elaboradas nos diferentes espaços educativos, na educação formal, na atividade profissional, nos grupos de estudos, nas vivências do ensino, nas relações com os colegas, enfim, nas tantas relações sociais estabelecidas. Que em sua caminhada, ele aprende essas experiências que são sociais, reelabora individualmente e as devolve para a sociedade. É, nesse processo de internalização do significado das experiências, que ele se constitui como sujeito.
Para oferecer aos Educadores que trabalham na Zona Rural, melhores práticas em Sala de Aula, a Secretaria Municipal de Educação aderiu o Projeto Escola Ativa, e neste ano de 2010, vem realizando as formações para os referidos professores:
O Escola Ativa é um programa que tem como objetivo: Desenvolver uma política educacional com metodologias específicas voltadas aos educando do campo.


PERÍODOS DE FORMAÇÃO
I Formação com os professores e professoras da Zona Rural 2 (escolas da área da Ilha da Fazenda e Ressaca). De 05 a 09 de abril de 2010.


Na Zona Rural 1(Escolas da área de Vila Nova, Bambu, Alto Brasil, Arapari...) a Primeira Formação foi realizada no período de 13 a 16 de abril de 2010.


Na ocasião da Formação, foi entregue pela SEMEC aos professores, material didático, material de limpeza, merenda escolar, combustível.

A 2ª Formação foi realizada no Período de 10 a 14 de maio de 2010 em Vila Nova, para os professores e professoras das escolas da Zona Rural I e para os professores e professoras das escolas da Zona Rural II a 2ª Formação foi realizada no período de 17 a 21 de maio de 2010 na Ressaca.

Na 2ª Formação foram distribuídos mais uma cota de Merenda Escolar, Material Didático, Material de Limpeza, Material de Expediente, combustível, Livro Didático do Programa Escola Ativa e do PNLD/2010.

A SEMEC também distribuiu, as matrizes das Provinhas Brasil do Governo Federal, Material da Olimpíada de Língua Portuguesa e Matemática (OBMEP/2010).
As escolas receberam um Kit, contendo diversos Jogos Pedagógicos.




Foram entregues também às todas escolas mimeógrafos um recurso bastante importante para o trabalho do professor em sala de aula.

Um grande passo foi dado para as Escolas Pólos da Zona Rural, durante a formação, os professores e coordenação pedagógica reuniram-se para construírem a Proposta Pedagógica e Plano de Desenvolvimento da Escola, sendo que a maioria das escolas se comprometeu de entregar a Proposta Pedagógica na SEMEC no final do 1º semestre de 2010.
No primeiro dia de Formação a Secretária Diana Amorim, fez questão de está presente dando total apoio na parte administrativa das escolas.

O prefeito de Senador José Porfírio, Cleto José Alves da Silva, esteve presente no último dia de formação em vila nova, onde conversou com os professores daquela região.


Mapeamento das Escolas
Escolas Municipais que fazem parte da Zona Rural I: 1-São Benedito (Maxiacazinho), 2-Rosa Rebelo (Fazenda Rosinha Km 23), 3-Araraquara (Estrada local Araraquara), 4-Salomão Escrhique (Alto Brasil), 5-Ignácio Cury Gabriel (Arapari), 6-Sol Elarrat Canto (Tamanduá), 7-São Pedro (Travessão do Tijuca), 8-Abel Figueiredo e 9-Raimundo Pereira de França (Vila Nova), 10-Água Preta I (Travessão do Bambu), 11-Bom Pastor (Travessão do Bambu), 12-Timbiras (Localidade do Timbiras) e 13-Francisco Merêncio da Silva (Bambu).

Escolas Municipais que fazem parte da Zona Rural 2 (Ressaca e Ilha): 1-Cana Verde, 2-Luiz Alves Né, 3- Maia, 4-Itatá, 5-Pirarara, 6- Santa Maria, 7-PA Ressaca, 8-Santa Isabel, 9-Santa Rita, 10-Luiz Rebelo, 11-Maria do Carmo Farias, 12-Pavão Dourado, 13-Planalto, 14-Bacajaí, 15-Novo Brasil, 16-Céu Azul, 17-Severino Pinto e 18-Galo.
Equipe de Formação da Escola Ativa e Ensino de Nove Anos.
Benedita Sales Pena
Coordenadora
Formada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acarau – UVA
Jardel da Silva e Silva
Coordenador
Formado em Pedagogia pela Universidade Vale do Acarau –UVA
Adriana Braga
Coordenadora Pedagógica
Formada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acarau – UVA
Luiz Odivaldo Sales Pena
Diretor Municipal de Educação
Formado pela Universidade Federal do Pará – UFPA
Francisca Eimar Moreira de Sousa
Coordenadora Pedagógica
Formada pela Universidade Federal do Pará – UFPA


Agradecimentos:
Aos Funcionários de Modo Geral da Zona Rural I e II

A Professora Diana Amorim da Silva Rocha
Secretária Municipal de Educação de Senador José Porfírio, pela sua contribuição que vem dando em prol da educação deste município com sua magnífica experiência de trabalho, tanto administrativa, quanto pedagógica.