Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Lamentável

A equipe da Secretaria Municipal de Educação, lamenta a perda do Educador, Arnoldo de Sousa Duarte, ocorrido no dia 05 de setembro de 2010.
Queremos dividir o sofrimento e a saudade com os seus familiares e dizer que o Arnoldo permanece eternamente em nossos corações.

Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.

Leonardo da Vinci

Despedida
Por mim, e por vós, e por mais aquilo
que está onde as outras coisas nunca estão,
deixo o mar bravo e o céu tranqüilo:
quero solidão.
Meu caminho é sem marcos nem paisagens.
E como o conheces? - me perguntarão.
- Por não ter palavras, por não ter imagens.
Nenhum inimigo e nenhum irmão.
Que procuras? Tudo. Que desejas? - Nada.
Viajo sozinha com o meu coração.
Não ando perdida, mas desencontrada.
Levo o meu rumo na minha mão.
A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão?
Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.
(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!
Estandarte triste de uma estranha guerra...)
Quero solidão.

Cecília Meireles

Escola Ignácio Cury Gabriel-Arapari

Hora do Hino Naciona na Abertura do Proejto


<>
 Professora responsável pela escola Thâmara Dias
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ignácio Cury Gabriel, localizada no Igarapé Arapari, realizou no dia 03 de setembro projeto intitulado "Semana da Pátria na Escola". O referido projeto foi elaborado pelos profissionais de Educação que atuam naquela escola.
Sob a liderança da Professora Thâmara de Nazaré Dias, professora responsável com a participação dos professores: Daniel Carvalho de Lima, Ivanilço Sousa e Silva, Maria Antonia Costa, Sebastião Fogaço de Sousa, foram desenvolvidas várias atividades educativas, dentre as quais, Maratona, Canoagem, Futebol, Quimada, Takobol, Show de Calouros Dança com a maçã etc.

O objetivo: Valorizar o processo histórico da semana da Pátria na comunidade escolar Ignácio Cury Gabriel, através de eventos culturais, sociais e esportivos realizados no pátio da escola.
O evento contou com a participação maciça dos pais, mães e responsáveis de alunos.

Alunos e alunas na participação do projeto
Os mais beneficiados com o projeto foram os alunos que pela primeira vez tiveram a realização de um projeto nesta proporção.

É CAMPEÃO!

I Copa Intermunicipal da Transamazônica e Xingu

Estádio Municipal de Altamira

A Primeira Compara da Transamazônica e Xingu, reuniu as Seleções de Senador José Porfírio, Porto de Moz, Uruará, Vitória do Xingu, Pacajá, Anapu, Altamira, Medicilândia, Brasil Novo e Placas

No dia 05 de setembro a cidade de Senador José Porfírio parou para receber a Seleção de Futebol de Altamira. Primeira disputa da Final da I Copa Intermunicipal da Transamazônica e Xingu

O estádio José Tadeu da Costa Nunes “O Caratingão”, recebeu pelo menos 2.000 (duas) mil pessoas para prestigiar o esporte e torcer para a seleção local.
Seleção Campeão de Senador José Porfírio

O Jogo começou às 16 horas, foi emocionante para os torcedores da Seleção de Senador, pois, estava em um dia de sorte e contou com a competência de seus jogadores. Aplicando uma goleada história na Seleção de Altamira. Senador 4 X 1 Altamira.

Desta forma, a decisão do título de campeão seria levada para Altamira, já que o regulamento previa a disputa de ida e volta. Por Altamira ter feito a melhor campanha até a final, ganhou o direito de disputar a última partida da final em casa.

Os torcedores mais confiantes, já soltavam gritos de “É CAMPEÃO!”, uma vez que a seleção de Senador tinha a seu favor 3 gols de diferença, muitos diziam que dificilmente Altamira pudesse fazer tantos gols que ultrapassasse esta larga vantagem. Mas para surpresa de todos o Artigo do regulamento da Copa sobre a disputa final. Dizia o Seguinte: Na disputa final em caso de empates de pontos, terá prorrogação de dois tempos de 15 minutos cada. Então nesse caso, bastaria Altamira ganhar por um placar simples de 1 X 0. A decisão iria para prorrogação. E assim passou a semana, porém a seleção de Senador estava sempre confiante em mais uma vitória ou pelo menos um empate para conseguir seu primeiro título na 1ª copa. Uma chance única, pois quem sabe como seria a próxima campanha da seleção?
Vice-Campeã: Seleção de Altamira

No dia 12 de setembro foi a vez de Altamira parar para receber a Seleção de Senador José Porfírio. Estádio Lotado, para assistir a disputa do 3º e 1º Lugar. O jogo começou com a disputa do 3º Lugar,onde a vencedora foi a seleção de Pacajá que ganhou da Seleção de Uruará.

A disputa entre Altamira e Senador terminou com um placar Altamira 3 X 0 Senador José Porfírio, desta forma a decisão foi para a prorrogação,onde foi disputado os dois tempos terminando empatado em Altamira 0 X 0 Senador, levando então a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças de Pênaltis a Seleção de Senador foi mais competente, tendo um aproveitamento de 4 cobranças conferidas e perdendo uma, já a seleção de Altamira desperdiçou 2 cobranças das 5.

Desta forma, sagrou-se Campeã da I Copa Intermunicipal da Transamazônica e Xingu a Seleção de Senador José Porfírio.Méritos ao goleiro Toquinho que pegou duas penalidades.
Concentração: Definindo as metas para o alcance dos objetivos

Orgulho para todos seus torcedores por serem os pioneiros em ganhar um título desta copa, sedo que também é a primeira a ser realizada.

Técnico: Noel e Esposa
Parabenizamos todos os atletas que participaram dos jogos, os torcedores e torcedoras que deram seus incentivos a seleção, bem como os dirigentes e o Prefeito Cleto por ter dado total apoio na participação da seleção nos jogos.
Senador José Porfírio- CAMPEÃO I Copa Intermunicipal da Transamazônica e Xingu a Seleção


Marcos e Toquinho

Formação em Serviço

No período de 14 a 17 de setembro de 2009 a Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Ensino e Coordenação Pedagógica, estará realizando Formação em Serviço para professores que ministram aulas nas turmas de 3ªs/4ºs e 4ªs/5ºs Séries/Anos do Ensino Fundamental.

PROJETO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO
“Letrar e Calcular: Um desafio nas séries iniciais do Ensino Fundamental .”
Local: Auditório da SEMEC
Horas: Das 8 às 12 horas (manhã) e das 14 às 18 horas (tarde)
Objetivos:
Os objetivos visados no desenvolvimento do processo de formação formação em serviço privilegia o trabalho com as habilidades de leitura e escrita em Língua Portuguesa e Matemática referente (a) ao 3ª/4º e 4ª/5º série/ano do Ensino Fundamental.
Assim, os objetivos são:
• Discutir as habilidades de leitura e escrita e Cálculo avaliação e fichas de acompanhamento;
• Analisar atividades, categorizando-as de acordo com as habilidades em estudo.
• Elaborar Planos de aulas.
• Planejar situações de aprendizagem de acordo com as habilidades focadas.
• Elaborar atividades a partir de gêneros variados, contemplando as habilidades discutidas.
• Elaborar atividades a partir de jogos e brincadeiras, contemplando as habilidades de leitura e escrita e Cálculos.
• Refletir sobre a prática pedagógica através de leituras e vivência de situações didáticas.
• Avaliar o processo de ensino-aprendizagem no 1º semestre.
• Realizar oficinas em Língua Portuguesa e Matemática
• Aprender novas práticas pedagógicas, a partir do relato de práticas desenvolvidas pelos professores (a).
Justificativa
Um dos grandes desafios do professor é pensar em atividades significativas para atender a heterogeneidade da turma e relacioná-las ao desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e o cálculo, em um processo de alfabetização em que o aprendiz é conduzido a apropriar-se simultaneamente do código escrito, do letramento e a compreensão para calcular.

Não obstante, o professor de 3ª e 4ª séries deparam-se com entraves outros que impossibilitam a compreensão de certos conteúdos, configurando, assim, numa grande demanda de alunos que percorrem essas séries ensino fundamental com dificuldades em Leitura, Escrita e Cálculo.

Ciente dessa realidade e da necessidade de implementações de ações que venham mudar esse quadro, defendemos que é necessário uma parceria no sentido de apoiar os professores na realização de sua prática pedagógica, visando contribuir para o aprimoramento desta e para o melhor desempenho da aprendizagem dos alunos.

Partindo dos resultados evidenciados nas avaliações externas realizadas pela SEMEC desde 2009 em que diagnosticaram baixo desempenho da aprendizagem dos alunos nas habilidades de leitura, escrita e cálculo matemático da reivindicação dos professores por maior apoio pedagógico por parte da Secretaria, propomos a realização de um projeto de formação em serviço que busque oferecer estratégias eficazes para a condução do processo de ensino da leitura e da escrita e do cálculo matemático.

A Secretaria de Educação, implantou em 2009 o Ensino Fundamental de 9 anos e implementou uma nova Proposta Pedagógica, e que vem dando certo. Portanto, visando o prosseguimento desse trabalho serão realizados encontros de formação em serviço para os técnicos e professores, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas pelas unidades de ensino do Município de Senador José Porfírio.

Lembramos que o curso será para os professores que atuam na zona urbana, pois da zona rural será em outro período.
Esperamos que todos possam participar.
Luiz Pena





sexta-feira, 10 de setembro de 2010

DESFILE ESCOLAR EM ALUSÃO A INDEPENDÊNCIA

DESFILE ESCOLAR EM ALUSÃO A INDEPENDÊNCIA


A Secretaria de Educação em parceria com as Escolas Municipais da Zona Urbana do Município de Senador José Porfírio, com o apoio da Administração “Experiência e Compromisso”, pais e responsáveis de alunos, promoveram um belíssimo desfile escolar.

O desfile aconteceu no dia 05 de setembro de 2010, na Rua 7 de setembro. O evento recebeu um público mais ou menos de 2.000 (duas mil) pessoas que assistiram e aplaudiram as escolas na hora das apresentações.

O palanque foi composto pelo Prefeito Cleto José Alves da Silva, Vice Admar José Moreira de Sousa, Secretária de Educação Diana Amorim da Silva Rocha, Vereadores: Evertom Mendes, Reginaldo, presidente da Câmara Municipal Agnaldo de Sousa e a presença ilustre do Vice Governador do Estado do Pará, Odair Corrêia.

O prefeito Cleto fez a abertura e convidou todos e todas para assistirem os desfiles escolares, no final ele agradeceu os professores diretoras, coordenadores pedagógicos, pais e responsáveis de alunos, alunos e comunidade em geral, disse ainda que “no próximo ano a Secretaria de Educação, juntamente com as escolas terão mais apoio para realização do evento”. Onde também parabenizou a Secretária Municipal de Educação pela realização do evento desde o ano de 2009.

Participaram do desfile na (ordem do desfile):
Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cattete Pinheiro
Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariana Dias
Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Queiroz de Moraes Neto
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Alvarez Rebelo
Escoteiro da Cidade
Pelotão da 1ª Companhia Fusileira de Selva do 51º Bis da Cidade de Altamira

LENDAS E MITOS ESCOLA CATTETE PINHEIRO
A EMEI São Francisco de Assis participou do desfile enfatizando o seguinte tema: MÃES E PAIS SEMPRE BEM VINDOS À ESCOLA. O tema fez jus as apresentações pois muitas mães e pais compareceram dando apoio aos seus filhos.

Os destaques da Escola São Francisco foram o pelotão “As Profissões” e o Pelotão da Literatura Infantil.

A segunda escola a desfilar foi a EMEF. Cattete Pinheiro, a mesma abordou o tema VALORES DO BRASIL. Os destaques da escola que mais empolgaram o público foram, Os personagens da Lendas Folclóricas e mitos brasileiros e o Pelotão da ASSMOTS, (Associação de Mototaxistas).
ABERTURA DO DESFILE DA EMEF. MARIANA DIAS

LEITURA NA ESCOLA
Em seguida a Escola Mariana Dias apresentou seu desfile trazendo o tema: LEITURA INDEPENDÊNCIA DO SER. O que mais chamou a atenção do público presente no desfile da escola Mariana Dias foi: o seu próprio tema que enfatizou os quatro pilares da Educação: - Aprender a Ser; - Aprender a Conviver; - Aprender a Fazer e Aprender a Aprender o seu 7º pelotão que exaltou os clássicos literários: Branca de Neve e os sete anões, Cinderela, A Bela Adormecida e o Sitio do Pica-Pau Amarelo. A escola prestou uma valiosa homenagem aos escritores Ivair Lessa e Simone Carla
DESFILE DA EMEF. JORGE QUEIROZ DE MORAES NETO
O Desfile da Escola Jorge Queiroz de Moraes Neto foi um desfile animado e empolgante também, trouxe o tema: HISTÓRIA DAS COMUNICAÇÕES , O tema da escola Jorge Queiroz foi muito relevante para conhecimentos o que mais empolgou o público foi quando a escola em seu desfile conta a história do surgimento do rádio e da televisão, quadros confeccionados pelos alunos (a comunicação pela arte) e a fanfarra da escola que fez uma brilhante apresentação.

Meio de Comunicação Apresentado pela Escola Jorge Queiroz:
A palavra através das escrituras bíblicas;
Poetas Ambulantes ou Caixeiros Viajantes;
Comunicação Pela Arte – O homem das cavernas;
 A COMUNICAÇÃO PELA ARTE
Comunicação Sensorial;
A Famosa sapopema: Principal meio de comunicação entre os seringueiros.
Bandinha Rítmica;
Comunicação Escrita – O Pombo Correio
Os Correios;
Comunicação Bilingue
Códigos: Braile e Morse.

 











DESFILE DA EMEF. ROSA ALVAREZ REBELO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Alvarez Rebelo, desfilou em um grande estilo apresentando o tema: OS 20 ANOS DO ECA, O destaque mais apludido daescola foi a apresentação do pelotão que tinha a formação do nome da escola composto por alunos, formando as letras em maiúsculas: R O S A, que também em seguida formarão um grande coração,expressando assim a união dos funcionários da referida escola. A fanfarra da escola Rosa Alvarez Rebelo fez uma apresentação em frente ao palanque que durou mais de dez minutos, dando assim o destaque para a escola.


 
O pelotão que mais tirou aplausos do público presente, foi o pelotão composto pela Marinha e Exército, comandado pelo professor Walber Acácio.

Apresentaram-se também com destaque da Escola a Tropa de Cavalaria, um dos meios de sustentabilidade para a comunidade local, uma vez que os animais servem com meios de transporte, na agropecuária e etc.

O desfile que levou o público a aplaudir muito foi o desfile dos Escoteiros de Senador José Porfírio, para muitos foi engraçado, mais os escoteiro levaram muito a sério e chamaram atenção dos jovens e adolescentes para a grande missão que é atribuída aos escoteiros, e que é mais um ato de cidadania, que leva os jovens e adolescentes para o caminho do bem, deixando de práticas maléficas que levam os jovens para o caminho da violência, da droga e outras mais. “Esperamos que esses jovens possam cada vez mais trilhar no caminho do bem”, disse alguém que assistia no momento do desfile.

Já se aproximava das 11 horas quando o desfile foi encerrado com a graça do desfile da 1ª Companhia Fuzileira de Selva, comandado pelo Tenente Barbosa, onde apresentou um desfile de alta qualidade digno das Forças Armadas, apresentando-se em defesa da segurança da Pátria (Brasil).

A banda do Exército deu um show e fez o encerramento do desfile com o Hino da Independência do Brasil

A Secretária de Educação, Professora Diana Amorim da Silva Rocha, agradece a participação de todos que se empenharam para participar do evento em nome da Equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Parabéns a todas os funcionários e funcionárias das escolas, pais, responsáveis de alunos e principalmente as crianças, adolescentes e jovens que brilharam nas apresentações.

Texto Luiz Pena.