Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Feira de Ciências Naturais e Cultura (FECINC) 2010


Slogan da FECINC 2010
 No período de 21 a 26 de novembro de 2010, a Escola Municipal de Ensino Fundamental "Rosa Alvarez Rebelo", proporcionou a seus alunos momentos diferenciados do dia-a-dia no que se refere ao ensino/aprendizagem. Foi a apresentação do Projeto Feira de Ciências Naturais e Cultura (FECINC) 2010.

Comunidade escolar prestigiam a IV FECINC
Desde o ano de 2007 a EMEF. Rosa Alvarez Rebelo, incluiu no seu Projeto Político Pedagógico a Feira de Ciências Naturiais e Cultura (FECINC), sendo assim,  neste ano de 2010 a escola apresentou a 4ª edição da feira.
Objetivos:
• Resgatar a cultura local e global, através de trabalhos coordenados por professores de todas as áreas do conhecimento.

• Valorizar a cultura local e global, despertando nos jovens, orgulho por suas raízes.
• Avaliar a participação integrada dos alunos e alunas, das turmas do Ensino Fundamental e Médio, socializando o conhecimento, e incentivando a pesquisa e o autodidatismo.
• Refletir acerca das experiências científicas investigadas, como forma de enriquecer o nível de conhecimento e conscientização, associando o conteúdo das disciplinas de forma prática, criativa e em consonância com a realidade.
• Proporcionar aos alunos a oportunidade de concretização das habilidades e competências adquiridas nas diversas Áreas de Conhecimento ligado ao currículo;
• Valorizar a criatividade, atitude científica e a inovação;
• Interagir a Escola com a comunidade;
• Discutir a relevância das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações

Estudantes realizando experiências científicas
 Justificativa:

Na maioria das esferas de atividades, a melhor maneira de aprender é fazendo. Os livros, revistas, aulas teóricas e conferências fornecem uma sólida base, porém assimilamos verdadeiramente os conhecimentos quando colocamos em prática as teorias. Para aprender matemática temos que resolver muitos problemas e exercícios. O mesmo ocorre com as ciências naturais. Aliás, uma das etapas da maior importância do método científico, justamente aquela que distingue uma ciência exata dos demais ramos do conhecimento humano, é a experimentação.
Com freqüência cada vez maior, os cientistas devem partilhar seu trabalho não só com outros cientistas, senão também com legisladores, administradores, sociólogos, artistas, professores, genericamente, com pessoas de todas as profissões. Isso é a divulgação científica. Seguindo essa tendência, os estudantes de ciências - em todos os níveis - também devem informar a outras pessoas sobre seus aprendizados e projetos científicos.
O conhecimento dos alunos sobre Cultura abrange vários itens a serem pesquisados e apresentados em exposição, dança e teatros que será realizada na Escola Rosa Alvarez Rebelo, como culminância do projeto, sob a coordenação dos professores, coordenação pedagógica e direção da escola. As atividades proporcionarão integração, motivação, reflexão e responsabilidade entre os participantes buscando informações verídicas sobre os assuntos pesquisados, despertando a curiosidade do grupo, impulsionando-os na busca de mais conhecimentos sobre assuntos variados em áreas diversificadas.

SLOGAN :

LIVRO: O CONHECIMENTO;
PENA: A CULTURA LOCAL;
LÂMPADA: A CAPACIDADE DE CRIAR.

Resultado:
Cada ano que passa a Feira vem crescendo na aceitação da comunidade escolar, na opinião dos estudantes e comunidade em geral a feira deste ano de 2010, superou todas as expectativas, ou seja, foi um sucesso.
Segundo o coordenador da feira, professor esp. Leandro Patrick de Oliveira Pena: ..."a IV FECINC é uma ação do Projeto Político Pedagógico da escola apresentado a comunidade onde os alunos mostram seus talentos e suas experiências científicas aprendidas drante seu percurso escolar no Ensino Fundamental em diversas áreas do conhecimento e apresentam também diversas atividades culturais".
Durante a semana os alunos fizeram pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e ensaiaram as apresentações culturais, onde apresentaram no dia 26/11/2010.
A feira foi animada ao som da Equipe Red Star e o DJ Nego T, teve também a participação da Banda Municipal local "Juventude Souzelense" que por sua vez deu um mega show.
O professor Patrick disse ainda que o sucesso da feira só foi possível devido o grande empenho de maioria dos professores, funcionários em geral, diretora da escola Yrandir Mendes da escola e das coordenadoras pedagógicas, Maria das Graças e Sonira Izabel.

 

Estudantes apresentando experiência científica
 
Aluna apresentando trabalho científico

Aluna realizando experiência científica


                                  
                     Autor do Projeto:                                 
                                  LEANDRO PATRICK DE OLIVEIRA PENA

                                                              LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS
                                                              HABILITAÇÃO EM FÍSICA
                                                              ESP. EM MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO

O professor Leandro Patrick, agradeceu a todos os professores e alunos que se dedicaram à feira, a Direção e Coordenação Pedagógica da Escola Rosa Alvarez Rebelo, que trabalharam muito e deram bastante incentivo neste ano, ao Professor Luiz Pena que foi um dos autores do primeiro projeto da feira e doou o Som Red Star para a cobertura sonora da feira, à SEMEC, que colaborou com o transporte dos materiais necessários para a escola e aos componentes da Banda Juventude Souzelense pelas apresentações.



  





quarta-feira, 24 de novembro de 2010

FINAL DE ANO LETIVO

Aos profissionais da Educação,


A Secretária Municipal de Educação, Diana Amorim da Silva Rocha e Equipe da Secretaria Municipal de Educação, (SEMEC) vem mui respeitosamente, por meio desta, agradecer a todos os profissionais da Educação do município de Senador José Porfírio, pelo empenho e dedicação neste ano de 2010.

Veja o que diz Mário Quintana:
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas.
Quando se vê, já é sexta-feira.
Quando se vê, já terminou o ano.

Prezados profissionais, o poeta nos alerta para tantas coisas importantes e nesse poema faz um alerta para o começo de fim de ano.

Entendemos que o papel primordial da Educação (escola) é garantir que o (a) aluno (a) aprenda. Neste sentido, muitos (a) compartilharam com esse objetivo, demonstrando o comprometimento e acima de tudo envolvendo-se. Nossa perspectiva é que ao encerrar este ano, todos os alunos deste município tenham conseguido consolidar grande parte das habilidades estudadas.
Neste sentido, solicitamos que seja bem planejado o encerramento do ano letivo nas escolas.

Sobre o fim do ano para os estabelcimento de ensino:

1. Reforço Escolar
O reforço escolar, continuará sendo oferecido até o último dia do Ano Letivo de 2010.
O aluno continuará nas aulas de reforço enquanto persistir a necessidade detectada.

2. Calendário Escolar
Cada escola respeitará seu calendário escolar, contemplando os 200 dias letivos e 800/1.160 horas/aula.
A reposição de dia letivo não dado precisa acontecer e deverá ser negociada com a equipe de coordenação da SEMEC para as escolas da Zona Rural e para as escolas da Zona Urbana com a direção e coordenação pedagógica.
O cumprimento do calendário escolar, com qualidade, visa dar oportunidade aos estudantes para o aproveitamento total da situação de aprendizagem, e vem confirmar a necessidade dos profissionais desempenharem suas funções conforme estabelece a LDB 9394/96.

3. Recuperação Final.
A escola já definiu no calendário escolar, porém se faz necessário que seja feito planejamento (Plano de Intervenção) para encerramento de ano para que seja, de fato, garantido o direito de cumprimento do calendário escolar e o direito das crianças em aprenderem.

4. Autonomia
Cada unidade escolar tem autonomia para planejar sua recuperação adequando o período destinado a recuperação de forma a cumprir a carga horária da recuperação bem como as dificuldades dos estudantes. Para isso, faz-se necessário levantar todos os alunos em recuperação por turma e professor. Organizar novas turmas e novo horário. Pois, tem algumas situações que se repetem e tem como prevê-las para o nosso trabalho se tornar mais eficiente. Tais como; viagens de alunos, estudos de professores, feriados, evasão de alunos, poucos alunos por turma e professor e etc. Temos entendimento de tais processos então, sugerimos que a escola se anteceda aos problemas. Planejando cada etapa de encerramento do ano letivo para que, não se deixe surpreender por situações corriqueiras de final de ano.


5. Agenda de Visitas para o Encerramento das Escolas da Zona Rural:

Zona Rural 1:
Data Localidade Responsável
29/11/2010 Arapari/Sol Elarrat Canto - Eimar
30/11/2010 Vila Nova/São Pedro/ Araraquara - Eimar

01/12/2010 Timbiras/Bambu - Eimar

02/12/2010 Água Preta/Bom Pastor - Eimar

06/12/2010 São Benedito/Rosa Rebelo - Eimar

07/12/2010 Alto Brasil/Canaã de Deus  - Eimar


27 e 28/12/2010 Entrega de Diários e outros documentos da escola. Vila Nova - Equipe de Coordenação da SEMEC


Zona Rural 2:
Data Localidade Responsável
29/11/2010 Santa Izabel/Pirarara - Bena Sales
29/11/2010 Santa Maria/Santa Rita - Rosinele
30/11/2010 Céu Azul/Novo Brasil - Bena Sales
30/11/2010 Planalto/Pavão Dourado - Rosenele
01/12/2010 Severino Pinto - Bena Sales
01/12/2010 PA Ressaca/Itatá - Rosinele
02/12/2010 Luiz Alves Né/Cana Verde - Bena Sales
02/12/2010 Maia/Bacajaí - Rosinele
06/12/2010 Luiz Rebelo/Maria do Carmo Farias - Rosinele

27 e 28/12/2010 Entrega de Diários e outros documentos da escola – Escola Luiz Rebelo, Ressaca - Equipe de Coordenação da SEMEC.

Dia 10/12 é para as escolas estarem entregando os resultados do 4º bimestre e orientando os pais sobre o processo de recuperação entregando-os o horário e conteúdos e dias de aulas e avaliações.

Instrumentos a serem entregues no final de ano:
• Diário de Classe devidamente preenchido;
• Folha de Frequencia
• Lista de materiais existentes na escola
• Catalogação de Livros existentes na escola
• Levantamento de bens e patrimônio da escola
• Lista de renovação de matrícula
• Listas de pré-matrícula
• Pré-lotação
• A equipe da SEMEC verificará outros documentos com as diretorias e setores.......................

Desejamos também a todos e a todas, um Feliz Natal e um própero Ano Novo com sáude e sucesso.

Edição.
Luiz Pena

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Festividade de São Francisco Xavier

Meia Lua
Dia 20 de novembro de 2010 iniciou-se a Festividade de São Francisco Xavier. Os noitários da 1ª Noite de arraial foram: A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as escolas municipais localizadas na Zona Urbana de Senador José Porfírio.
Senador José Porfírio acordou mais cedo, com o barrulho dos fogos, às 5 horas da manhã, era a abertura dos Festejos do Padroeiro São Francisco Xavier.

Igreja Matriz de Senador José Porfírio

Às 12 horas aconteceu a Procissão Fluvial, também conhecida pelos devotos de São Francisco Xavier, como "Meia Lua". Na Meia Lua participaram cerca de 15 embarcações de pequeno porte.
A Santa Missa que aconteceu na Igreja Matriz iniciou às 19 horas.
E o arraial começou logo após o encerramento da Missa.
Desta forma, as escolas Rosa Alvarez Rebelo, São Francisco de Assis e Mariana Dias contribuíram com belissimas apresentações culturais.

São Francisco Xavier
A Secretaria de Educação e as escolas Rosa Alvarez Rebelo, São Francisco de Assis, Mariana Dias, Cattete Pinheiro e Jorge Queiroz foram responsáveis pelos objetos do leilão, onde contribuiram significativamente dando um colorido especial, a mesa ficou bastante repleta de bolos, pudins, frangos assados, pernis de porco entre outros.
Fica o convite para você participar, a festividade vai até o dia 03 de dezembro, dia em que se comemora o Dia do Padroeiro da Cidade São Francisco Xavier.
Ao aproximar da meia noite aconteceu a atração mais esperada, o Bingo de um celular e uma novilha.
Neste sentido, a Equipe da Secretaria de Educação agradece a todos os funcionários e funcionárias que colaboraram e participaram da Festividade.

Edição: Luiz Pena