Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

sábado, 5 de fevereiro de 2011

XIX Festival do Caratinga, 29 e 30 de janeiro de 2011.

Assando Caratinga na sombra do Jatobazeiro na Rua 14 de Abril
Sinta o sabor do peixe que é uma das principais fontes de alimentação do nosso povo. Caratinga Assado. Sal, Limão, Tucupi, Pimenta e Farinha de Mandioca são os principais ingredientes para deixar ainda mais saboroso o Caratinga Assado. Quem já comeu garante, é delicioso mesmo. Quem ainda não comeu precisa experimentar.
O XIX Festival do Caratinga, na opinião de muitas pessoas foi o melhor de todos os anos. Desde o dia da abertura que a cidade de Souzel passou a receber gente de todos os municípios vizinhos e aliás gente que veio de várias partes do país para prestigiar o Festival.


Sabor souzelense, Caratinga, sal, pimenta, limão e farinha de mandioca

Mas, o auge da festa mesmo foi nos dias 29 e 30 de janeiro, foi quando lotou a praia. As comitivas dos municipios de Altamira, Anapu, Vitória do Xingu, Uruará e Medicilândia fizeran-se presentes acompanhadas dos prefeitos.
Outros municípios como Porto de Moz, Gurupá, Almeirim, Placas e Pacajá também marcaram presença no Festival. Ressaltamos que várias comitivas de vilas como: Vila Nazaré, Vila Nova, Bambu, Arapari, Tamanduá prestigiaram também o evento.
Além da programação que acontece na Praia do Leme em frente a cidade, um grupo de amigos também há dois anos vem realizando paralelamente uma pequena festa. Na sombra do Jatobazeiro é assada uma grande quantidade de Caratinga e servido para quem passa por lá. A programação deste ano foi animada com o Cantor que nasceu em Souzel e atualmente mora em Macapá e veio exclusivamente para prestigiar o XIX Festival do Caratinga.
O Festival do Caratinga poderia ter sido melhor,  não fosse a falta de energia elétrica, algumas falhas na distribuição de energia prejudicaram o festival, porém a coordenação já estava preparada com um gerador próprio, mas, não é a mesma coisa quando se tem energia elétrica para todos. As interrupções de energia na cidade são constantes, não sabemos até quando a população vai sofrer com a falta de energia, pois quando falta energia elétrica da rede, falta também água nas torneiras.

Arraia diretamente de Macapá
Lenda do Caratinga (simpatia que dá certo)

Diz a lenda que quem come o peixe Caratinga e chupa a cabeça, nunca mais esquece da cidade de Souzel, no mesmo instante ou alguns dias após namora ou casa-se com uma ou um souzelense. Porém, só acontece com quem na realidade acredita. E você acredita?
É por isso que Souzel ou Senador José Porfírio tem em sua população uma diversidade de habitantes de outros estados, que chegaram, casaram-se e nunca mais foram embora. Muitos até tentaram ir, contudo, voltaram e estão até hoje nesta terra boa de se divertir e morar.

O Festival do Caratinga encerrou-se basicamente com a última apresentação da Banda ARK de Belém do Pará, que proporcionou um grande show na Praia do Leme fazendo todo mundo dançar, tornando-se a melhor banda que se apresentou no Festival.


Maemim: 3º Lugar Concurso Garota Caratinga
Rayane: 2º Lugar Concurso Garota Caratinga
Vice-prefeito Ademar Moreira e Rayane

A belissima Tauéry desfilando
Tauéry: 1º Lugar Concurso Garota Caratinga

Lamartinhe Garoto Caratinga recebendo a faixa
Soltura das Tartarugas da Amazônia

Há alguns anos a soltura das tartarugas da Amazônia também ganha destaque no Festival do Caratinga, nesta 19ª edição do evento, foram soltas 5.000 (cinco) mil filhotes de tartarugas, imagens que impressionaram o público e mostraram uma prévia do que acontece todos os anos entre os meses de novembro e dezembro no Tabuleiro do Juncau e Embaubau. Várias autoridades participaram do momento, dentre eles prefeitos de municípios vizinhos. Vale ressaltar que a referida soltura é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Senador José Porfírio e com autorização do IBAMA.


5.000 filhotes de Tartarugas da Amazônia (Xingu) foram soltas

O prefeito Cléto Alves e a primeira dama Fátima Mendes, estiveram presentes no festival e demonstraram-se muito felizes com a presença dos participantes.

Prefeito: Cléto Alves e 1ª Dama: Fátima Mendes

Foram realizadas diversas competições, como: Futebol de Areia Masculino e Feminico, Voley, Fultvôley, Pesca do Caratinga, Corrida de Rabeta e Concurso Garoto e Garota Caratinga. Sendo que todas as competições foram premiadas pela Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio.

Apresentação Cultural
A principal atração cultural foi sem dúvida o Grupo Puma, que trouxe para o evento o tema: Do Carimbó ao Kuarup: As Grandes Festas do Pará


. O GRUPO PUMA demorou para entrar em cena devido problemas no transporte causado pela chuva que caiu sobre a cidade de Souzel na hora prevista para as apresentações, porém quando o grupo entrou no foi sem dúvida levou o público a delírio. Valeu esperar!
Antes da apresentação do Puma a cidade de Vitória do Xingu, apresentou uma das partes da cultura daquela localidade, a miss da Quadrilha Revelação Romilys Tenório. Que esbanjou simpatia e uma belíssima roupa própria das quadras juninas.


Apresentações Grupo Puma

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA CULTURAL PUMA

Fundada em 17 de Junho de 1993
CNPJ - 04.566.000/0001-04
Senador José Porfírio - Pará

HISTÓRICO
Grupo de Danças Folclóricas do Puma
Cidade: Senador José Porfírio
Presidente: José Edilson de Oliveira
Vice: Florisvaldo Moreira
Diretora de Cultura do Puma: Saloma Oliveira
Diretor de Fantasias e Alegorias: Paulo Pina Maia
Coreógrafos: Charles Medeiros, Luana Cardoso, Cindy Lorayne
Colaboradores nas coreografias: Vanda, Romário e vários componentes do Grupo
Itens (destaques):
PAJÉ - Charles Medeiros
PORTA ESTANDARTE: Beatriz Mendes
GUARDIÃ DAS ÁGUAS: Cindy Loraynne
Apresentador: Pedro Oliveira – Studio Marina Produções
TEMA: Do Carimbó ao Kuarup: As Grandes Festas do Pará
Apresentação:
Para este Festival o Grupo Puma traz o tema: Do Carimbó ao Kuarup: as Grandes Festa do Pará.
A intenção do Grupo Puma foi mostrar através das apresentações, como o povo paraense é festeiro por natureza. Historicamente os povos ribeirinhos da Amazônia, sempre realizaram festas para comemorar algumas datas, principalmente as datas religiosas.
Como ritmo, adotaram o carimbó, essa dança foi por muito tempo executada em festas nas comunidades ribeirinhas. Sua origem vem do índios TUPINAMBÁS, PORÉM SOFREU GRANDE INFLUENCIA DOS NEGROS E TAMBÉM DO PORTUGUESES. Originalmente é tocada de forma bem rudimentar, pois o tambor é seu principal instrumento de percussão. O Nome vem da língua indígena, e com denominação de CURIMBÓ, que significa: CURI – pau e imbó oco, ou som. Daí surgiu a expressão CURIMBÓ, posteriormente, com modernidade passa a se chamar CARIMBÓ.
Por outro lado, o grupo não podería DEIXAR de ressaltar os povos indígenas que sempre realizam grandes festas e rituais. Aliás, entre os índios é comum se realizar festas, inclusive para comemorar suas caçadas, pescarias, boas colheitas e etc.na noite do dia 29 de janeiro o ritual do KUARUP, apresentou-se como símbolo de grande crença e tradição entre os povos indígenas do Xingu. O Kuarup é uma grande festa realizada anualmente entre as tribos do Xingu. Os Kamayurás, são os precursores desse ritual. O Kuarup é uma festa de adoração aos mortos. Originalmente o Kuarup foi realizado na tentativa e esperança de que através de vários dias e noites de orações, em volta de troncos, os ancestrais indígenas ressuscitariam. Essa tradição virou uma grande festa no Xingu, e acontece anualmente sempre em noites de LUA CHEIA.


Comitiva de Anapu: Obrigado por ter vindo no XIX Festival do Caratinga
Agradecimentos

Primeiramente agradecemos a Deus pelo evento ter sido realizado com muita tranqüilidade sem incidência de ocorrências mais graves e depois a todos os souzelenses que participaram em maça e em especial a todos os visitantes de todos os lugares do Pará e do Brasil que vieram presstigiar o XIX Festival.

Dj Léo de Souzel, bom de Caratinga.
 
Informações: Edilson Oliveira Grupo Puma e Mestre de Cerimônia do Festival do Caratinga 2011.

Edição: Luiz Pena e Dj Léo de Souzel.