Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Edital nº 13

Mais um Edital foi baixado pelo Prefeito Municipal de Senador José Porfírio, chamando mais dois Auxiliares de Vigilância.
Veja todas as orientações preliminares.
Edição: Luiz Pena

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Desfile da Independência 2011

Desfile 2010
Desde o ano de 2009 que a Secretaria Municipal de Educação, vem proporcionando a realização do Desfile da Independência, com as escolas municipais e apoio da Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio.
Obejetivo: Resgatar os valores cívicos e o amor pela nossa Pátria.
Neste ano de 2011, o desfile acontecerá no.
Dia: 7 de Setembro
Início: 7h30min.
Local: Rua Sete de Setembro.
Desfile 2010
Tema: Senador José Porfírio, 50 anos de Emancipação.
O Palanque Oficial será montado para receber todas as autoridade cívis e religiosas.
Desta forma, convidamos todas as pessoas para prestigiarem esse momento histórico do Município de Senador José Porfírio que será contado pelas escolas durante a realização do desfile.
O tema principal do desfile para este ano de 2011, contará a História do povo de Senador José Porfírio, 50 anos de emancipação política e até mesmo anteriormente, quando este município foi denominado de Souzel pelo Jesuítas que aqui fundaram.
Os subtemas que as escolas apresentarão são os seguintes:
EMEI. São Francisco de Assis - Subtema a definir
EMEF. Cattete Pinheiro: A Economia de Senador José Porfírio: A Borracha
EMEF. Mariana Dias: A Evolução do Processo Educacional.
EMEF. Jorge Quieroz de Moraes Neto: Avanços Tecnológicos.
EMEF. Rosa Alvarez Rebelo: O Início da Colonização até os dias atuais.
Escolas da Zona Rural apresentarão os programas desenvolvidos especificamente para as escolas do campo.
O Grupo Puma: Encerrará o evento com uma apresentação surpresa.
As demais secretarias estão convidadas também a vir fazer parte desta festa cívica, contamos com o apoio de todos.
Banda Municipal, animação do desfile de 2010
A ordem do desfile ficou definida em reunião da seguinte forma acima, conforme apresentação dos temas
Dias para ensaios das escolas com a Banda Municipal.
Segunda-feira: EMEF. Mariana Dias
Terça-feira: EMEF. Cattete Pinheiro
Quarta-feira: EMEF. Rosa Alvarez Rebelo
Quinta-feira: EMEF. Jorge Queiroz de Moraes Neto.
Ensaio Geral dia 05 de setembro.
A programação do desfile da Independência inicia no dia 1º de setembro, em frente a Prefeitura Municipal com hasteamento dos pavilhões: Nacional, Estadual e Municipal.
Ficaram responsáveis pelo hasteamento.
Dia 1º = SEMED.
Dia 02= EMEF. Jorge Queiroz de Moraes Neto
Dia 03 EMEF. Cattete Pinheiro
Dia 04= EMEF. Rosa Alvarez Rebelo
Dia 05= EMEF. Mariana Dias
Dia 06= EMEI. São Francisco de Assis.
Comissão Organizadora
Diana Amorim = Secretária
Luiz Pena= SEMED
Jociclei Barbosa= SEMED
Leonardo Pena= SEMED
Francisca Eimar= SEMED
Bena Sales= SEMED
Eurípedes= SEMED
Um componente da Prefeitura Municipal
Diretores, Coordenadores e Professores da Escolas.

Convite
A Secretária Municipal de Educação Diana Amorim da Silva Rocha, tem a imensa satisfação de convidar toda população porfirense para prestigiarem o Desfile do dia 7 de Setembro, grande festa cívica que será realizada pela SEMED e escolas com apoio da Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio e Secretarias Municipais.

Edição: Luiz Pena

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Educação em Senador José Porfírio

A Educação de Senador José Porfírio, foi contemplada com mais investimentos, já foram aprovadas duas creches, sendo uma do tipo B, que será construída na Zona Urbana, a qual atenderá 240 crianças e outra na Zona Rural do tipo C, que será construída na localidade do Alto Brasil na PA 167, com atendimento para 120 crianças, sendo que as mesmas encontram-se em fase de licitação.
Maquete da Creche Tipo "B"
Maquete da Creche Tipo "C"

As escolas também foram equipadas com novos mobiliários. Através do PAC a EMEF Mariana Dias foi contemplada com uma quadra esportiva coberta.

Mobiliário para as Escolas

A Secretaria de Educação também adquiriu para o município:
Lancha Escolar para transporte de até 20 alunos
Uma lancha escolar moderna, equipada de um motor 90 HP, Um motor Rabeta para apoio, coletes salva vidas, cuja servirá para o transporte escolar dos alunos da Ribeirinha e Um ônibus escolar.

Ônibus Escolar para 59 alunos sentados 
Estão sendo feitas também construções e reformas de escolas no município. Sendo que todas as escolas pólos e da Zona Urbana já foram reformadas, agora está sendo reformado o prédio do Colégio Estadual de Ensino Médio Rosa Alvarez Rebelo, com recursos próprios do município.
A Comunidade da Ilha da Fazenda foi contemplada com a construção da EMEF. Maria do Carmo Farias, uma solicitação da comunidade há 14 anos, o espaço que os alunos frequentavam estava em péssimas condições, desestimulando alunos e professores. No momento, está sendo construída também a Escola da comunidade Kaí, no Rio Tamanduá, com previsão de ser entregue até setembro de 2011. Essa construção a comunidade do Tamanduá esperava há 30 anos e que só foi possível com planejamento arrojado da Secretária Diana Amorim, que faz questão de economizar cada centavo dos recursos próprios que recebe para investi-los na educação de Senador José Porfírio, na perspectiva de melhoria da qualidade educacional.

Atualmente todos os veículos e barcos do transporte escolar estão recuperados e em excelentes condições de trafecabilidade.
Senador José Porfírio, hoje ocupa o 4º lugar no ranking do IDEB entre os municípios do Estado do Pará, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Veja Tabela abaixo dos 15 municípios do Pará melhores no IDEB de 2009.
Nos Anos Iniciais o Município de Senador José Porfírio, ocupa o 7º lugar, veja tabela com os 22 municípios do Pará no IDEB de 2009.
Em 2007 o município de Senador José Porfírio ficou no 82º lugar no IDEB e em 2005, foi o pior resultado para o município em comparação com os municípios da Região, obtendo o IDEB de 1,3 nos Anos Iniciais e 3,2 nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Em 2009, quando a Secretária Diana e equipe assumiram a Secretaria de Educação, os desafios eram grandes, um dos principais era a inadimplência referente aos programas do Governo Federal. Com compromisso e perspectiva de melhoria, tanto na gestão financeira, quanto na gestão de pessoas e pedagógicas, a Equipe teve outra postura.

Hoje, graças ao trabalho eficaz, todos os programas do MEC são acessados e o município está sendo contemplado com recursos e aquisição de equipamentos e mobiliários para manutenção da Educação.

Desta forma, está sendo possível ver a melhoria da qualidade da educação em Senador José Porfírio. Uma das prioridades da SEMED é a formação dos Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores da rede municipal, que vêm sendo contemplados e consequentemente contribui na qualidade do Ensino Aprendizagem.
Formação de Professores da Zona Rural 2 - Ressaca
A formação inicia-se pela reflexão sobre a prática pedagógica, por meio de material teórico e discussão do grupo, com enfoque à mudança das práticas tradicionais. Ações também são desenvolvidas no sentido de atender às necessidades levantadas a partir da prática do professor e, nesse sentido, orientadas por questões advindas da atividade de extensão, sendo os seus resultados alimentadores de deliberações no âmbito do ensino e da aprendizagem
A reflexão conjunta com o professor estabelece um trabalho de cooperação na co-construção de recursos e estratégias de ensino a serem desenvolvidas pelo professor, incluindo a produção de materiais pedagógicos.

Política Educacional em Senador José Porfírio
Correção de Fluxo
São alunos que estão com a idade defasada, ou seja, fora da faixa etária da série conforme a idade.
Trabalhamos também com afinco na correção de fluxo, estamos com dois programas do Instituto Airton Sena, que são: Se Liga, para alfabetização e Acelera Brasil para acelerar alunos já alfabetizados.
Esses dois programas estão sendo desenvolvidos na Zona Urbana e a partir de 2012 estamos trabalhando para expandir para a Zona Rural.
Esses dois programas tem sido de muita importância para a melhoria da Educação, uma vez que são programas estruturados e que realmente surtem efeitos na aprendizagem dos alunos.
Outro programa que também é uma política dos entes federal (MEC) e municipal é a Escola Ativa que atende os alunos da Zona Rural, esse programa também trouxe uma melhoria para aprendizagem dos alunos do campo.
PROVA BRASIL
A equipe de professores, diretores, coordenadores e SEMED, estão totalmente envolvidos e comprometidos com na realização da Prova Brasil, fazemos diagnóstico o tempo todo com os alunos e aplicamos simulados, esta ação tem melhorado também a aprendizagem dos alunos.
Outro fator que achamos importante é o acompanhamento sistemático dos alunos da rede que a equipe da SEMED faz mensalmente com todos e com cada aluno. Essa ação facilita conhecer em que nível de aprendizagem o aluno se encontra, e, a partir do desempenho baixo dos alunos cada unidade escolar desenvolve um plano de intervenção em tempo hábil a fim de solucionar o caso e assim melhorar a aprendizagem do aluno.
 
 
Esta ficha demonstra o desempenho dos alunos por etapa de ensino, fazemos este acompanhamento principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 6º ao 9º ano é feito diferente, porém como sabemos a dificuldade para os alunos avançarem está ligada a alfabetização. E estamos atacando com afinco a base, construindo uma base sólida para que os educando possam se desenvolver plenamente dentro da idade apropriada a sua faixa etária.
Educação Infantil
Na Educação infantil esse ano, está sendo desenvolvida uma nova proposta, com o objetivo de que as crianças possam construir significações, a conhecer o mundo com, a construírem sua identidade.
Pressuposto da Proposta
A cognição e afeto se inter-relacionam.
Não é um processo controlado apenas pelo professor.
Não se beneficia de conhecimentos fragmentados em disciplinas.
Integra o que a criança já conhece e o que é novo para ela.
Para a Educação de Jovens e Adultos estamos em fase de conclusão de uma proposta pedagógica que acreditamos que irá também da certo.
É de fundamental importância relatar que nesta gestão a educação está acima de qualquer prioridade, com os fornecedores em dias os pagamentos dos funcionários em dias. A gestão que não cumpre com esses preceitos básicos, fica caracterizada como má gestão administrativa dos recursos recebidos, o que pode contribuir no baixo desempenho educacional do seu povo.
Portanto, esperamos contribuir com essa proposta educacional e temos certeza que este é o caminho que vem dando certo em um processo educativo capaz de atender democraticamente nossas crianças, nossos jovens e adolescentes.

Edição: Luiz Pena



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Porque Belo Monte?

 Se você quer saber porque a construção da Hidrelétrica Belo Monte, acesse o,link abaixo
http://luizsalespena.blogspot.com
 Luiz Pena