Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Inauguração da Escola do Rio Tamanduá

No dia 1º de outubro de 2011, sábado, a comitiva formada pelo Prefeito Cleto, Vice Adé, Secretária Diana e equipe da Administração e Educação, estarão inaugurando o novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sol Elarrat Canto, na localidade do Rio Tamanduá pricisamente na Vila Kaí.
Ressaltamos que a escola foi construída há 30 anos atrás.
Confira todos os detalhes neste mesmo blog sobre a inauguração na próxima semana.
Luiz Pena

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Baixa a Taxa de Analfabetismo em Senador José Porfírio

Segundo o IBGE, o censo de 2010 aponta baixa bastante considerável no analfabetismo de Senador José Porfírio-PA.
No ano de 2007 a taxa de analfabetismo era de 31,70% entre as pessoas de 15 a 64 anos de idade. De acordo com o Censo realizado em 2010 a taxa de analfabeitsmo baixou para 22,80%.
"Sabemos que essa taxa ainda precisa diminuir, contudo,  estamos trabalhando para isso, trabalhamos incansavelmente desde o ano de 2009  para que essa taxa possa diminuir" (Luiz Pena).
A diminuição da taxa foi de 8,90% de queda no analfabetismo do município, isso para a equipe da SEMED é motivo de alegria, mas, nos trás uma responsabilidade ainda maior. Isso tudo é fruto de  Planejamento, compromisso e responsabilidade com a Educação.
Já fizemos a adesão para este ano de 2011 no Brasil Alfabetizado que atenderá tanto a população da Zona Rural, quanto da Zona Urbana.
Se você conhece pessoas que precisam estudar contribua encaminhando até a Secretaria de Educação de Senador José Porfirio e vamos dar todo o apoio necessário, e consequentemente diminuirá ainda mais essa taxa.
Edição: Luiz Pena

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UFPA, abre inscrições para o Vestibular 2012

A UFPA (Universidade Federal do Pará) recebe a partir das 14h desta quarta-feira (14) as inscrições para o vestibular 2012. Os interessados devem se cadastar no site www.ceps.ufpa.br, até as 22h do dia 04 de outubro. É obrigatório estar inscrito no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, que será considerado a 1ª fase da seleção.
São oferecidas 7.611 vagas, distribuídas entre 180 cursos. Houve um aumento de 1.523 vagas em relação ao ano passado - são 18 novos cursos.
A taxa de inscrição custa R$ 40. Os candidatos que estiverem inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa até o dia 19 deste mês. A publicação da lista de isentos será divulgada em 25 de setembro.

No link abaixo você poderá baixar o Edital do Vestibular:
http://www.portal.ufpa.br
EDITAL N.o 07 – COPERPS, DE 12 DE SETEMBRO DE 2011
Ressaltamos que será ofertada 30 vagas para Ciências Biológicas.
Fonte: Portal da UFPA - Universidade Federal do Pará

Desfile da Independência 2011.

EMEF. Rosa Alvarez Rebelo
Escola Cattete Pinheiro


Tema do Desfile 2011: Senador José Porfírio, 50 Anos de Emancipação
No ano em que o município de Senador José Porfírio, celebra 50 anos de emancipação política, a SEMED com apoio da Prefeitura Municipal, organizou o Desfile das Escolas com o tema: SENADOR JOSÉ PORFÍRIO, 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO.
Na quarta-feira, Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro de 2011, foi realizado mais uma vez o desfile das escolas do município. O desfile iniciou às 8h24min. e encerrou-se às 10h40min.
O palanque Oficial foi montado na Rua 7 de setembro, e teve a seguinte composição: Prefeito Cleto Jose Alves da Silva, 1ª Dama, Dona Fátima Pereira Mendes, Vice Prefeito Ademar Moreira de Sousa, Vereador Adelson Luiz Bayma da Silva, Vereador Agnaldo de Souza Duarte, Secretária de Educação, Diana Amorim da Silva Rocha e o Sargento da Polícia Militar, José Arimatéia Pereira.
O desfile de 2011 reuniu aproximadamente 3.000 (três mil) pessoas que assistiram até o final. Este ano além das Escolas: São Francisco de Assis, Cattete Pinheiro, Mariana Dias, Jorge Queiroz de Moraes Neto e Rosa Alvarez, ambas da Sede, participaram do evento as escolas da Zona Rural: Abel Figueiredo e Raimundo Pereira de França (Vila Nova), Sol Elarrat Canto (Vila Kaí – Rio Tamanduá), Francisco Merêncio da Silva (Bambu), Salomão Eschrique (Alto Brasil) e Ignácio Cury Gabriel (Arapari). Ainda participaram do desfile, a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, o Grupo Puma e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Basicamente 3.000 pessoas desfilaram, entre alunos pessoal das secretarias e pessoas diversas da comunidade.
De acordo com o tema principal – Senador José Porfírio, 50 Anos de Emancipação – as escolas inovaram trazendo subtemas atualizados, conforme o especificado abaixo:
EMEI. São Francisco de Assis- Temática: Teus Filhos, se orgulham sendo donos deste chão. Os baixinhos da Escola São Francisco mostraram o amor e o carinho que tem por Senador José Porfírio, um desfile que contou com as crianças de 03 a 05 anos de idade, mais que foi apresentado com muita energia e alegria por parte dos professores, pessoal de apoio, crianças e pais dos baixinhos.
EMEF. Cattete Pinheiro – Temática: A economia de Senador José Porfírio. A escola destacou-se por apresentar as diversas fontes de economia ao longo dos anos entre tantas, estão a colheita da Castanha do Pará, a extração do látex (leite da seringueira) e a exploração madeireira.
EMEF Mariana Dias – Temática: A Evolução do Processo Educacional em Senador José Porfírio. Percebeu-se durante o desfile uma sincronia e dinamismo nas apresentações, tendo muitos destaques a respeito da melhoria do Ensino Aprendizagem. Com o intuito de mostrar os avanços da Educação em Senador José Porfírio, a Escola criou um gráfico mencionando os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que nos indica a seguinte pontuação: 2005 = 5º ano: 1,9 e 9º ano: 3,2; 2007= 5º ano: 2,7 e 9º ano: 3,2; 2009= 5º ano 3,9 e 9º ano: 4,1.
EMEF. Rosa Alvarez Rebelo - Temática: Do início da colonização aos Dias Atuais. Foi uma apresentação que contou parte da história do município, desde a chegada dos Jesuítas até os dias de hoje, sendo destacada por ter apresentado a cultura nos anos 60 com uma amostragem das vestimentas das mulheres da época, que esbanjaram charme e elegância em frente o palanque, com a dança dos anos 60 ao som da Banda Municipal e Fanfarra.
EMEF. Jorge Queiroz de Moraes Neto – Temática: Avanços Tecnológicos. O desfile da escola mostrou variados tipos de tecnologias atuais e de outras épocas usados nas escolas como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem, dando ênfase também para o avanço nos meios de comunicação. Foi um desfile organizado e dinamizado com um tempo bem articulado.
Escolas Abel Figueiredo e Raimundo Pereira de França (Vila Nova) – Temática: A Pesca Como Meio de Sobrevivência. Durante o desfile, os alunos das escolas mostraram a importância do Rio Xingu de onde é tirado o sustento para as famílias que moram em Vila Nova, pois o setor pesqueiro exporta peixe para Macapá e Belém, proporcionando a maior fonte econômica da comunidade.
EMEF. Francisco Merêncio da Silva (Bambu) – Temática: A Evolução do Transporte Escolar no Campo. Claramente a escola através da sua apresentação, mostrou ao público presente lindas maquetes retratando os Transportes Terrestres e Aquáticos que beneficiam os alunos e dão acesso a Educação o que em outrora era feito a pés e de canoas.
EMEF. Sol Elarrat Canto – Temática: Modos de Vida do Povo Ribeirinho; Alimentação. O destaque das apresentações foi marcado no 3º pelotão que mostrou a diversidade de peixes ainda existente no Rio Tamanduá com exclusividade para o Pacú, o peixe que em sua homenagem é realizado o principal festival da comunidade.
Escola Salomão Eschrique (Alto Brasil) – Temática: Inclusão Digital. A escola fez questão de destacar a importância da Inclusão Digital na localidade, com laboratório de informática implantado na escola, nesta gestão administrativa, sendo que o computador como ferramenta de ensinar e aprender vem trazendo uma satisfação plausível e mais vontade dos alunos em participarem das aulas, muitas vezes ficando entretidos e não querendo sair da frente do computador. A Inclusão Digital na localidade despertou um interesse maior por parte dos alunos em freqüentarem mais a escola.
EMEF. Ignácio Cury Gabriel (Arapari). A escola uniu-se a comunidade do Limão II e Croari, para lembrar o antigo nome (Souzel) do município que fora destituído dando nome a Senador José Porfírio em 31 de dezembro de 1961. Contou a história do nome da localidade (Arapari), que este se deu devido pescadores que iam pescar naquele local e que tinha um grande pé da árvore chamada arapari, cuja servia de abrigo aos pescadores, então, passaram a chamar de arapari e hoje a comunidade é conhecida por este nome.
Além das escolas participou do desfile a Secretaria de Assistência Social que mostrou os programas que desenvolve como PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Programa Bolsa Família e ações que realiza como: palestras Sócio Educativas, como: Oficinas de Dança, Teatro, Música, Artesanato, Lazer e Esporte.
A Secretaria Municipal de Saúde, também foi uma das participantes do desfile, mostrando como é desenvolvido os trabalhos na mesma. Mostrou no primeiro pelotão a Vigilância Sanitária com a “missão de promover a saúde da população, sua saúde e bem estar são nosso maior compromisso”. O segundo pelotão trouxe o Grupo Caminhar com o slogan “Mexa-se! Saia do sedentarismo pratique atividade física, cuide da sua saúde”. Encerrou com a mensagem “Hospital Municipal e Programa de Saúde da Família – Anjos Cuidando da sua saúde todos os dias.
Como é de costume todos os anos a cavalaria também participa do desfile, e este ano veio com um grupo bastante expressivo que em frente do Palanque oficial fez uma singela homenagem tocando o “BERRANTE” dentro de alguns minutos.
Uma das principais atrações do desfile foi a Banda Municipal “Juventude Souzelense” que juntou-se a Fanfarra e conduziu o desfile das escolas com muita simpatia, alegria, competência e habilidade no toque magnífico dos instrumentos musicais, os 64 componentes fizeram o que se propunham e apresentaram em frente ao palanque toques variados enchendo de orgulho todos os moradores de Senador José Porfírio, que assistiam naquele momento.
Destaque também para a Secretaria de Meio Ambiente que mostrou o Projeto: Leme, cujo, cuida da Limpeza da cidade com um grupo de crianças e adolescentes, enfatizando os cuidados que a população deve ter com o lixo de cada dia. A Secretária de Meio Ambiente, Maria Saloma Mendes de Oliveira, fez questão de desfilar, mostrando seu compromisso diante desta tão importante secretaria, desfilando duas vezes em escolas diferentes.
Para encerrar o desfile este ano a SEMED contou com a presença do Grupo Puma, que fez uma homenagem surpresa.
Todos estavam curiosos qual surpresa seria e para descontração e acabar com a curiosidade o Grupo Puma mostrou mais uma vez que é a maior expressão cultural da Região e da Cidade, mostrando uma tartaruga gigante e dentro dela havia duas belas jovens trazendo um grande bolo simbólico.
Senador José Porfírio então foi homenageado, com o bolo do cinquentenário. Curiosidade realizada de todos. Secretária de Educação Diana Amorim agradeceu os técnicos em educação, diretores escolares, coordenadores pais de alunos e alunos pelas excelentes apresentações.
Em seguida foi feito o encerramento do desfile pelo prefeito Cleto José Alves da Silva, que disse estar muito alegre e satisfeito pelas apresentações que emocionou muitos contando a histórica trajetória de Senador José Porfírio muito bem contada, agradeceu a participação de todos, fez questão de agradecer todos os educadores, pais de alunos, alunos e a população que veio prestigiar o evento.
Responsável Pelas apresentações:
Ceiça Rodrigues – Escola Rosa Alvarez Rebelo
Andréia Rodrigues – Sol Elarrat Canto
Sebastião Fogaço – Ignácio Cury Gabriel
Ronaldo Cabral – Escola Cattete Pinheiro
Silvanira Verçosa Mendes – EMEI São Francisco de Assis
Simone Carla Alves Gil

Locutores Oficiais:
Luiz Pena e Léo Pena

Agradecimentos Especiais

Ao Prefeito Cleto Alves e toda a Administração pela confiança e apoio na realização do desfile.
A Secretária de Educação Diana, pela iniciativa em realizar desde 2009 o desfile das escolas.
Ao Secretário de Obras, pela parceira
A Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente pelas colaborações e participação.
Aos funcionários de modo geral da SEMED e das Escolas e principalmente aos pais e responsáveis de alunos que não mediram esforços em poderem contribuir na participação das crianças no desfile.
Aos alunos e alunas que demonstraram interesse em poder divulgar a história de Senador José Porfírio durante o dia da Pátria.
Aos Componentes da Banda e Fanfarra Municipal.
A Polícia Militar e Civil pela segurança
E por fim a Deus que nos deu força e vontade de realizar juntamente com as escolas um excelente desfile, com paz sem nenhum acidente. Esperamos estar juntos dia 7 de setembro de 2012 e realizar outro desfile igual ou até melhor.

Parabéns Senador José Porfírio, pelos teus 50 anos de emancipação!
Escola Mariana Dias
Escola Jorge Queiroz
Escola Francisco Merêncio da Silva
Alunos e alunas com uniformes da EMEF. Jorge Queiroz de Moraes Neto
Escola Ignácio Cury - Arapari
Alunos e alunas com uniforme da EMEF. Rosa Alvarez Rebelo
Banda e Fanfarra Municipal
EMEI. São Francisco de Assis