Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Certificação do Curso de Braille e Libras



Certificação
Na terça-feira, dia 23 de outubro de 2012, a SEMED - Secretaria Municipal de Educação em ato solene realizou a certificação de 15 cursista do Projeto Libras e Braille. O evento foi realizado no Cuca Restaurante, ambiente que fica localizado na frente da cidade de Senador José Porfírio. Em um clima descontraído com poucas formalidades foram entregues os certificados aos concluintes do curso.

O evento contou com a presença do Coordenador de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Professor Luiz Pena - representando a SEMED, a Diretora do CEEM. Rosa Alvarez Rebelo, Professora Jacilene Alves e a Formadora Professora Ioleth Arauro Silva.

Antes porém do momento de entrega dos certificados os cursista, fizeram apresentações de pequenos texto em Libras, onde os demais colegas tinham que ler os sinais apresentados. Foi sem dúvida um grande momento de aprendizagem. A comemoração se deu com refrigerantes e pizza em clima harmônico e muito alegre, somente quando todos estavam saciados ocorreu o evento de entrega dos certificados.

A cursista Raiane Pereira disse: ..."ja to com saudades.. agora so me resta colocar em prática tudo que aprendi... !!!*.."


Raiane
A professora Ioleth Araujo falou sobre o curso onde enfatizou a grande importância da aprendizagem para os professores ou mesmo alunos.
Professora Ioleth
A professora Jacilene disse estar muito alegre em saber que os estudantes estão tendo uma grande preoculpação com a inclusão, bem como os professores de Senador José Porfírio.

Luiz Pena e Cursista Maisa
O Coordenador de Ensino Luiz Pena, fez questão de lembrar que a SEMED, vem valorizando os profissionais da educação com formações, onde todos podem participar e dar continuidade a sua formação e assim qualificar-se melhor na sua área de atuação.

O PROJETO
OFICINA DE CAPACITAÇÃO ´´APRENDENDO E ENSINANDO LIBRAS E BRAILLE´´
Município: Senador José Porfírio, Pará
Órgão: Secretaria Municipal de Educação
Local: EMEF Jorge Queiroz de Moraes Neto
Professoras responsáveis:
Ioleth Araujo Silva
Formação: Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará – UEPA; Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade Integrada de Amparo – FIA/SP; Especialista em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade do Estado do Pará – UEPA; Especialista em Biologia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA/MG; Curso de Inglês da FISK – Altamira, com 7 semestres; Curso de Inglês do Centro de Desenvolvimento Regional – CDR/Altamira, com 8 semestre; Curso de Libras pela SEDUC/10ª URE/UAB; Oficina de leitura e escrita em BRAILLE – APAE/Altamira-PA; Cursando Licenciatura Plena em Letras – Inglês pela Universidade Federal do Pará - UFPA.

Simone Carla Gil
Formação: Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Especialização em Educação Inclusiva pela UNIFIA/SP; Especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial.
Segmento atendido:
Professores que atendem alunos especiais nas salas de recursos, e demais professores que atuam nas escolas municipais de Ensino Fundamental, estudantes de pedagogia e alunos do Ensino Médio.
Concluintes:
Adinamar Rodrigues de Freitas
Cleoneide Bezerra de Almeida
Daiane Tavares de Souza
Deusarina de Melo Silva
Edinai Raimunda da Silva Melo
Edmil Ferreira Maia
Elizabete da Gama Ribeiro
Eunice Bezerra de Almeida
Francinete Gomes Bentes
Francisca Oliveira dos Reis
Gilda Maria Macedo Calado
João Pedro Silva de Lima
Jordana Pereira Barbosa
Joscicleia Silva Brito
Maiza Silva de Lima
Maria Adriana da Silva Ferreira
Maria do Livramento Sousa dos Santos
Maria Irismar Rodrigues de Souza
Marineide Silva Santana
Marisa Silva de Lima
Ozelina da Silva Ribeiro
Raiane Pereira da Silva
Regina do Socorro dos Anjos Nascimento

Objetivos:
• Oportunizar a aprendizagem da língua brasileira de sinais – LIBRAS e da leitura e escrita em BRAILLE aos professores que atuam nas salas de recursos de educação especial e demais professores das escolas municipais do ensino fundamental em Senador José Porfírio – PA e demais interessados.
• Divulgar a LIBRAS e o BRAILLE como um componente importante no processo de inclusão das pessoas com deficiência auditiva e deficiência visual nas escolas regulares.
• Oportunizar a vivência de metodologias adequadas ao ensino aprendizagem do BRAILLE e da LIBRAS .
• Preparar recursos pedagógicos dinâmicos para utilização nas aulas, atendendo ao sistema de ensino vigente.

Proposta de Trabalho.
O trabalho de capacitação em LIBRAS e BRAILLE foi organizado em forma de oficina, dividido em 2 (dois) módulos, nível básico, contendo datilologia, vocabulário, verbos e estrutura frasal da língua brasileira de sinais, pontos importantes para a prática bilíngue. As atividades foram estruturadas de acordo com os módulos estudados, acrescentando recursos paradidáticos para aprimoramento da aprendizagem.
Todas as atividades foram feitas coletivamente, com a participação de professores que trabalham em salas de recursos ou que tem interesse em aprender LIBRAS e BRAILLE, estudantes de pedagogia e alunos do Ensino Médio, possibilitando o atendimento eficaz dos alunos no ensino fundamental do 1º ao 5º ano, no município de Senador José Porfírio. As ações foram desenvolvidas seguindo o roteiro apresentado nos módulos e usando recursos pedagógicos que reforçaram a aprendizagem dos conteúdos propostos.

Conteúdo de LIBRAS:
- O que é LIBRAS – conceitos básicos.
- Datilologia – alfabeto manual.
- Estrutura gramatical da LIBRAS.
- Aspectos estruturais, formação de palavras.
- Expressões manuais e expressão corporal.
- Vocabulário básico sobre: família, pessoas, alimentos, animais, objetos, tempo, interrogativos, numerais, cores, verbos, pronomes, dias da semana e meses do ano.

Conteúdo de BRAILLE:
- Aprendizagem do sistema BRAILLE.
- Escrita e leitura do sistema BRAILLE.
- Treinamento do sistema BRAILLE com reglete e máquina Perkins.

Carga Horária:
Braille: 34 horas
Libras: 66 horas
Total: 100 horas
Seguimento:
Professores e estudantes
Data
1º Módulo: 27/03/2012 a 18/06/2012
2º Módulo: 27/08/2012 a 23/10/2012
Turno: Noite

RECURSOS DIDÁTICOS A SEREM UTILIZADOS
Recursos midiáticos e didáticos, datashow, fotocopias, aparelho de som, CDs, etc.



Adriana

Marineide


João

Marineide - Francisca - Gilda e Ozelina
Assim sendo, a SEMED, parabeniza a todos que participaram e puderam concluir o curso de tantan relevância para a comunidade porfiriense, principalmente para as pessoas que comunicam-se através dos gestos como é o caso do aprendizado em Libras.

Agradecimentos a professora idealizadora do projeto: Ioleth pela sua dedicação pelo que faz em prol da Educação.