Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

sexta-feira, 15 de março de 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professore Alfabetizadores
Quinta-feira dia 14 de março, a coordenação  do PACTO, juntamente com os professores que irão atuar com as turmas do cíclo de 1º ao 3º ano, reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal de Educação como o objetivo de discutir a melhor forma de atendimento aos estudantes durante o ano letivo de 2013.
Na ocasião o coordenador Silvio Xavier apresentou a equipe de tutores formada pelas professoras: Sandra Gil, Darlene Gil e Thâmara Dias, em seguida foi apresentado o programa como um todo.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados e municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização, ou seja, as crianças que concluirem o 3º ano do Ensino Fundamental deverão sair prosseguir os estudos alfabetizadas.
Nosso país apresenta uma dura realidade durante bastante tempo, muitas crianças tem concluído o ensino fundamental sem está plenamente alfabetizadas. Este programa surge com o objetivo de garantir o direito de albabetizar plenamente meninas e meninos, até o 3º ano do ciclo de alfabetização.
Durante o evento foram feitas diversas reflexões no sentido de poder garantir o direito da criança em poder de fato aprender.
Uma das reflexões é que atualmente o mundo moderno apresenta diversas ferramentas que as crianças experimental no dia a dia, dessa forma professores precisam valorizar e priorisar a ludicidade com a leitura, arte, música e a também a dança.
Outra reflexão também foi o desenvolvimento da criatividade, através dos jogos em todo o processo de ensino aprendizagem, e por último o uso das ferramentas para a interação digital, pois sabemos que atualmente as crianças vivenciam outras formas de aprender fora da escola, uma delas é o uso da internet através de celulares entre outros aparelhos eletrônicos. Assim sendo, as novas tecnologias podem, sim estabelecer relações benéficas em sala de aula.
Porém como sabemos até esse momento o programa ainda não disponibilizou nem mesmo os materiais didáticos para a formação, mas os professores estão ansiosos para que possam logo iniciar os trabalhos direcionados dentro do progrma. 
Coordenador Local: Silvio Xavier e tutoras: Sandra Gil, Darlene Gil e Thâmara Dias