Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Merenda Escola

O Conselho Municipal de Merenda Escolar juntamente com o Departamento Municipal de Alimentação Escolar -DEMAE-encerrou o ano letivo de 2009 com alimentos em estoque e está complementando a 1ª Cota para o início do ano letivo de 2010. O DEMAE em parceria com o Conselho buscam o  gerenciamento da merenda para todas as escolas do município, atuando de forma dinâmica e participativa para que os diretos dos alunos sejam garantidos durante todo o ano.

Fonte: Conselho Municipal de Merenda Escolar

SEMEC SOUZEL

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio lança edital de convocação.
























































_______________________________

Todo o conteúdo postado aqui foi disponibilizado nos murais de de orgãos públicos da Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio. Os documentos originais estão em plena ordem nos murais e nesta postagem não foram feitas alterações quanto aos cargos convocados.
Mais inforações na recepção da Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio.

SEMEC SOUZEL

SEMEC Realizou Planejamento Educacional em Senador José Porfírio


Tendo em vista o início das aulas nas Escolas da Zona Urbana do município de Senador José Porfírio para o dia 1º de fevereiro de 2010. A Secretaria Municipal de Educação - SEMEC realizou o Planejamento Educacional.



Durante os dias 26 e 27 de janeiro de 2010, profissionais ministraram uma oficina de Planejamento Educacional para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Senador José Porfírio. Os trabalhos foram distribuídos em duas Escolas na sede do município a Escola Rosa Alvarez Rebelo e a Escola Mariana Dias. Métodos, práticas e orientações foram repassadas aos profissionais da Educação porfiriense, com objetivo de melhorar o sistema educacional do município, no que diz respeito o ensino e a aprendizagem.

De acordo com a realidade local e com as dificuldades encontradas pelos profissionais de Senador, as professoras Vanda Sales e Irlanda Miléo fizeram explanações detalhadas de como aprimorar as dinâmicas de aula e apresentaram também soluções práticas de como realizar atividades em disciplinas como Educação Física e Arte entre outras.


A Profª Irlanda Miléo, doutoranda pela UFPA em Educação, disse que o objetivo no Planejamento Educacional é subsidiar os profissionais daqui com métodos teórico-práticos para buscar uma educação de qualidade e em harmonia com a realidade local, valorizando as habilidades dos professores da cidade. Segunda Irlanda, a SEMEC tem uma preocupação com a qualificação de seus profissionais, a exemplo disso está essa oficina que veio para nortear professores no rumo de uma educação de qualidade.


Já a professora Simone Carla, fez a seguinte afirmação; “Acredito que planejar é a parte essencial da pedagogia, pois é através do planejamento que o professor troca idéias e manifesta suas habilidades e dificuldades, buscando recursos e teorias durante o planejamento para aprimorar seu trabalho”.


A Profª Silvanira Mendes, disse: que o planejamento é primordial para o desenvolvimento do trabalho, segundo ela é por meio do planejamento que é possível traçar metodologias e objetivos para se trabalhar durante todo o ano letivo.




Na Escola Mariana Dias o planejamento estava focado na Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, sob a coordenação da professora Vanda Sales.



Segundo a Profª Vera Lúcia o Planejamento é muito importante, por mais que se saiba trabalhar sempre existe algo para aprender, essa oficina tem um significado muito grande na melhoria da qualidade da educação infantil de Senador José Porfírio. Vera disse ainda: que durante os 3 anos que trabalha com crianças, é a primeira vez que recebe profissionais capacitados na área da Educação Infantil em Souzel. “É um grande ganho para a cidade e para as nossas crianças, Senador só tem a ganhar com essa troca de experiências durante o treinamento” Afirmou Vera Lúcia.


Projetos importantes que são desenvolvidos em Souzel foram citados pelos profissionais que ministram o Planejamento, um exemplo claro foi dado pela Profª Vanda Sales (pedagoga) que mencionou o Projeto Girassol desenvolvido na Escola Jorge Queiroz de Moraes Neto da sede do município. “Quero parabenizar os professores (as) de Senador José Porfírio pela forma excelente que desenvolvem seus trabalhos, é notável a preocupação desses profissionais com a educação aqui em Souzel, peço ao poder público que auxilie os professores com mais oficinas e planejamentos como esta realizada pela Secretaria de Educação” Concluiu Vanda Sales.

O Planejamento foi aberto a todos os professores da rede pública municipal, participaram ainda do planejamento, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas.


SEMEC SOUZEL

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Programa Brasil Alfabetizado em Souzel


Educadores que trabalham a alfabetização no interior do município recebem treinamento no auditório da SEMEC em Souzel, instruções do Diretor de Educação Luiz Pena. O diretor apresentou métodos de Paulo Freire que facilitam o ensino aprendizado de forma dinâmica e de acordo com a realidade local.


Um plano de aula entregue aos educadores com campos em branco vai servir para os mesmo simularem o trabalho a ser desenvolvido na sala de aula, com essa dinâmica a SEMEC busca avaliar e tornar mais eficaz a alfabetização.


Luiz Pena repassou aos educadores métodos de planejamentos estratégicos, além de formas de diagnosticar situações de acordo com a vivencia em cada localidade, visando o desprendimento do modelo antigo de ensino aprendizado.

O treinamento aconteceu esta semana no auditório da SEMEC e contou com a presença de vários educadores do interior do município.

SEMEC SOUZEL

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SEMEC lança Sistema de Gestão Escolar informatizado.


O Governo Municipal Experiência e Compromisso Cléto e Adé, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação administrada pela pedagoga profª Diana Amorin, sempre em busca de alternativas que tornem eficientes as ações da SEMEC, está implantando o sistema “Gestor Escolar” nas escolas do município, escolas pólos, e na própria SEMEC que vai gerenciar os dados. O objetivo é aprimorar o atendimento à população , além de agilizar os trabalhos internos da SEMEC com a gestão e centralização de dados importantes.



O Sistema foi desenvolvido obedecendo rigorosamente os padrões do MEC/INEP, tendo como finalidades principais, o controle total da vida acadêmica dos alunos podendo gerar fichas individuais, estatísticas desde a matrícula inicial até o rendimento final, bem como a lotação de funcionários.


Vale ressaltar que os trabalhos que demoravam uma semana, agora com o gestor escolar podem ser feitas em segundos.

A Empresa Hábil Softwares de Belém do Pará enviou o instrutor Juciano José Silva que treinou os funcionários da SEMEC que devem operar o sistema.

O Governo Municipal juntamente com a SEMEC estão consolidando a informatização dos trabalhos antes feitos a mãos. A SEMEC com sede na Rua Beira-Mar passo-a-passo estará melhorando a qualidade de atendimento porfiriense, fazendo valer o seu slogan:

“EDUCAR PARA A VIDA”.

SEMEC SOUZEL