Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

CORREÇÃO DE FLUXO


Coordenadores e Professores do Programa em formação


Os programas de correção de fluxo Acelera Brasil e Se Liga, foram implantados no município de Senador José Porfírio-PA, no ano letivo de 2010, com a assinatura da adesão destes pelo prefeito municipal, Cleto José Alves da Silva, junto à parceria MEC/FNDE/IAS, a partir do interesse da secretária de educação, Diana Amorim da Silva Rocha, e do diretor de ensino, professor, Luiz Odivaldo Sales Pena, de amenizar a problemática da distorção idade/série no contexto educacional do município.
O programa de correção de fluxo Se Liga, tem como objetivo atender alunos não  alfabetizados com distorção idade/série dos 9 aos 14 anos. E o programa Acelera Brasil objetiva atender alunos alfabetizados que estejam com distorção idade/série na faixa etária de 9 aos 14 anos. Ambos os programas atendem à lógica da segunda oportunidade, na medida em que visam ao desenvolvimento das competências necessárias à realização pessoal e profissional.
Nos anos de 2010/2011, a demanda de distorção idade/série no município de Senador José Porfírio-PA, era de 540 alunos, neste período de dois anos os Programas de Correção de Fluxo, Acelera Brasil e Se Liga atenderam 329 alunos, um percentual de 60,93% dos alunos com distorção idade/série.
No ano de 2012, o total de distorção idade/série na rede municipal de educação de Senador José Porfírio-PA, é de 208 alunos. Estes números mostram claramente a eficiência do trabalho dos programas de correção de fluxo no município.  
Com a confirmação da parceria MEC/FNDE/IAS e município de Senador José Porfírio-PA, em 2012, por meio da assinatura de adesão dos Programas de Correção de Fluxo Acelera Brasil e Se Liga pelo Prefeito municipal, Cleto José Alves da Silva e secretária de educação, Diana Amorim da Silva Rocha, os trabalhos continuam sendo desenvolvidos de forma séria, comprometido sempre com o sucesso dos alunos dos Programas de Correção de Fluxo – Acelera Brasil e Se Liga.
Iniciamos os trabalhos no ano letivo de 2012, ministrando a formação das turmas de Correção de Fluxo, priorizando alunos do 2º ao 5º ano com dois anos de distorção idade/série.
Prosseguindo as atividades da coordenação e supervisão da correção de fluxo no município, após o retorno da Coordenadora dos programas Acelera Brasil e Se Liga, da capacitação de coordenadores realizada em Brasília, no período de 09 a 13 de abril de 2012, organizamos e realizamos a Capacitação Inicial dos(as) professores(as) no período de 26 a 28 de abril de 2012.
O evento reuniu professores (as), Diretores e Coordenadores das escolas da rede municipal que atendem as turmas de correção de fluxo Acelera Brasil e Se Liga no município, objetivando consolidar a proposta curricular e a dinâmica das aulas dos Programas de correção de fluxo, AB e SL, entre professores, coordenadores, supervisores e direção das escolas.
Concluída a Capacitação Inicial, os trabalhos da Coordenadora Municipal, das turmas de correção de fluxo – AB e SL, profª. Maria Dayze Moura Prado, e do Supervisor das turmas dos Programas profº. Silvio Macedo Xavier continua com a seguinte dinâmica:
 Uma visita semanal em cada turma em tempo integral, enviando dados mensalmente ao IAS (Instituto Ayrton Senna) via internet dos indicadores de sucesso dos alunos das turmas dos programas, dentre eles, presença de alunos, para casa não feitos, total de livros lidos no mês, ficha de leitura e escrita mensal, visitas a famílias de alunos, reuniões pedagógicas quinzenais e encontro para a Formação Continuada uma vez ao mês num total de seis encontros anuais (FOCO IAS). Assim funciona a rotina de trabalho nos Programas de correção de fluxo AB e SL do Instituto Ayrton Senna.