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quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Educação em Senador José Porfírio

A Educação de Senador José Porfírio, foi contemplada com mais investimentos, já foram aprovadas duas creches, sendo uma do tipo B, que será construída na Zona Urbana, a qual atenderá 240 crianças e outra na Zona Rural do tipo C, que será construída na localidade do Alto Brasil na PA 167, com atendimento para 120 crianças, sendo que as mesmas encontram-se em fase de licitação.
Maquete da Creche Tipo "B"
Maquete da Creche Tipo "C"

As escolas também foram equipadas com novos mobiliários. Através do PAC a EMEF Mariana Dias foi contemplada com uma quadra esportiva coberta.

Mobiliário para as Escolas

A Secretaria de Educação também adquiriu para o município:
Lancha Escolar para transporte de até 20 alunos
Uma lancha escolar moderna, equipada de um motor 90 HP, Um motor Rabeta para apoio, coletes salva vidas, cuja servirá para o transporte escolar dos alunos da Ribeirinha e Um ônibus escolar.

Ônibus Escolar para 59 alunos sentados 
Estão sendo feitas também construções e reformas de escolas no município. Sendo que todas as escolas pólos e da Zona Urbana já foram reformadas, agora está sendo reformado o prédio do Colégio Estadual de Ensino Médio Rosa Alvarez Rebelo, com recursos próprios do município.
A Comunidade da Ilha da Fazenda foi contemplada com a construção da EMEF. Maria do Carmo Farias, uma solicitação da comunidade há 14 anos, o espaço que os alunos frequentavam estava em péssimas condições, desestimulando alunos e professores. No momento, está sendo construída também a Escola da comunidade Kaí, no Rio Tamanduá, com previsão de ser entregue até setembro de 2011. Essa construção a comunidade do Tamanduá esperava há 30 anos e que só foi possível com planejamento arrojado da Secretária Diana Amorim, que faz questão de economizar cada centavo dos recursos próprios que recebe para investi-los na educação de Senador José Porfírio, na perspectiva de melhoria da qualidade educacional.

Atualmente todos os veículos e barcos do transporte escolar estão recuperados e em excelentes condições de trafecabilidade.
Senador José Porfírio, hoje ocupa o 4º lugar no ranking do IDEB entre os municípios do Estado do Pará, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Veja Tabela abaixo dos 15 municípios do Pará melhores no IDEB de 2009.
Nos Anos Iniciais o Município de Senador José Porfírio, ocupa o 7º lugar, veja tabela com os 22 municípios do Pará no IDEB de 2009.
Em 2007 o município de Senador José Porfírio ficou no 82º lugar no IDEB e em 2005, foi o pior resultado para o município em comparação com os municípios da Região, obtendo o IDEB de 1,3 nos Anos Iniciais e 3,2 nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Em 2009, quando a Secretária Diana e equipe assumiram a Secretaria de Educação, os desafios eram grandes, um dos principais era a inadimplência referente aos programas do Governo Federal. Com compromisso e perspectiva de melhoria, tanto na gestão financeira, quanto na gestão de pessoas e pedagógicas, a Equipe teve outra postura.

Hoje, graças ao trabalho eficaz, todos os programas do MEC são acessados e o município está sendo contemplado com recursos e aquisição de equipamentos e mobiliários para manutenção da Educação.

Desta forma, está sendo possível ver a melhoria da qualidade da educação em Senador José Porfírio. Uma das prioridades da SEMED é a formação dos Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores da rede municipal, que vêm sendo contemplados e consequentemente contribui na qualidade do Ensino Aprendizagem.
Formação de Professores da Zona Rural 2 - Ressaca
A formação inicia-se pela reflexão sobre a prática pedagógica, por meio de material teórico e discussão do grupo, com enfoque à mudança das práticas tradicionais. Ações também são desenvolvidas no sentido de atender às necessidades levantadas a partir da prática do professor e, nesse sentido, orientadas por questões advindas da atividade de extensão, sendo os seus resultados alimentadores de deliberações no âmbito do ensino e da aprendizagem
A reflexão conjunta com o professor estabelece um trabalho de cooperação na co-construção de recursos e estratégias de ensino a serem desenvolvidas pelo professor, incluindo a produção de materiais pedagógicos.

Política Educacional em Senador José Porfírio
Correção de Fluxo
São alunos que estão com a idade defasada, ou seja, fora da faixa etária da série conforme a idade.
Trabalhamos também com afinco na correção de fluxo, estamos com dois programas do Instituto Airton Sena, que são: Se Liga, para alfabetização e Acelera Brasil para acelerar alunos já alfabetizados.
Esses dois programas estão sendo desenvolvidos na Zona Urbana e a partir de 2012 estamos trabalhando para expandir para a Zona Rural.
Esses dois programas tem sido de muita importância para a melhoria da Educação, uma vez que são programas estruturados e que realmente surtem efeitos na aprendizagem dos alunos.
Outro programa que também é uma política dos entes federal (MEC) e municipal é a Escola Ativa que atende os alunos da Zona Rural, esse programa também trouxe uma melhoria para aprendizagem dos alunos do campo.
PROVA BRASIL
A equipe de professores, diretores, coordenadores e SEMED, estão totalmente envolvidos e comprometidos com na realização da Prova Brasil, fazemos diagnóstico o tempo todo com os alunos e aplicamos simulados, esta ação tem melhorado também a aprendizagem dos alunos.
Outro fator que achamos importante é o acompanhamento sistemático dos alunos da rede que a equipe da SEMED faz mensalmente com todos e com cada aluno. Essa ação facilita conhecer em que nível de aprendizagem o aluno se encontra, e, a partir do desempenho baixo dos alunos cada unidade escolar desenvolve um plano de intervenção em tempo hábil a fim de solucionar o caso e assim melhorar a aprendizagem do aluno.
 
 
Esta ficha demonstra o desempenho dos alunos por etapa de ensino, fazemos este acompanhamento principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 6º ao 9º ano é feito diferente, porém como sabemos a dificuldade para os alunos avançarem está ligada a alfabetização. E estamos atacando com afinco a base, construindo uma base sólida para que os educando possam se desenvolver plenamente dentro da idade apropriada a sua faixa etária.
Educação Infantil
Na Educação infantil esse ano, está sendo desenvolvida uma nova proposta, com o objetivo de que as crianças possam construir significações, a conhecer o mundo com, a construírem sua identidade.
Pressuposto da Proposta
A cognição e afeto se inter-relacionam.
Não é um processo controlado apenas pelo professor.
Não se beneficia de conhecimentos fragmentados em disciplinas.
Integra o que a criança já conhece e o que é novo para ela.
Para a Educação de Jovens e Adultos estamos em fase de conclusão de uma proposta pedagógica que acreditamos que irá também da certo.
É de fundamental importância relatar que nesta gestão a educação está acima de qualquer prioridade, com os fornecedores em dias os pagamentos dos funcionários em dias. A gestão que não cumpre com esses preceitos básicos, fica caracterizada como má gestão administrativa dos recursos recebidos, o que pode contribuir no baixo desempenho educacional do seu povo.
Portanto, esperamos contribuir com essa proposta educacional e temos certeza que este é o caminho que vem dando certo em um processo educativo capaz de atender democraticamente nossas crianças, nossos jovens e adolescentes.

Edição: Luiz Pena



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