Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Festival do Caratinga

O Festival do Caratinga, agora é integrante do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará.
Lei nº 7.562, de 13 de outubro de 2011.

Declara como integrante do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará, o Festival do “Caratinga”, do Município de Senador José Porfírio, e dá outras providências.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARA estatui e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial para o Estado do Pará, o Festival do “Caratinga”, que se realiza, anualmente, no mês de janeiro, no Município de Senador José Porfírio, de acordo com o art. 286 da Constituição do Estado do Pará.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO, 13 de outubro de 2011.

SIMÃO JATENE
Governador do Estado


Lembramos a todos que em 2012 será realizado o 20º Festival do “Caratinga”, muita alegria, diversão para toda família é proporcionado no festival.
No mês de janeiro por ocasião da realização do Festival do Caratinga, o mais importante do Xingu, a cidade de Senador José Porfírio (Souzel), recebe centenas de pessoas que vem em busca do lazer, as pessoas dos municípios vizinhos comparecem em massa.
Você que já conhece, venha participe, divirta-se, e você que nunca participou do Festival, venha conferir as delícias de Souzel.
Senador dispõe de um transporte rápido e com segurança, uma boa rede de hotéis e um povo acolhedor, é oportuno, dizer que o índice de violência é quase zero durante o festival, o que proporciona aos turistas e ao povo de Senador José Porfírio, uma diversão de alta qualidade.
A cidade apresenta em seus habitantes uma característica peculiar, homens e mulheres na maioria de pele morena, cabelos lisos e olhos castanhos.
A lenda do Caratinga diz, que:
Quem come Caratinga e chupa a cabeça, nunca mais esquece do festival, pois acaba namorando ou até casando com uma ou um souzelense, ou seja porfiriense.
Experimente pra ver o que acontece!

Edição: Luiz Pena

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

UFPA- Universidade Federal do Pará, Pólo: Senador José Porfírio

De acordo com histórico da UFPA em http://www.portal.ufpa.br/ . A interiorização das ações universitárias teve início em 1971, sob o modelo renovado das ações extensionistas dos Centros Rurais Universitários de Treinamento e Ações Comunitárias (CRUTACs), do final da década de 60, e teve como ações iniciais a realização de cursos especiais de Licenciatura curta nas áreas: Letras, Estudos Sociais e Ciências Naturais, destinados à “preparação de docentes de 1º e 2º graus” e de Cursos de Licenciatura plena para a formação de administradores e supervisores escolares.
No município de Senador José Porfírio, o primeiro curso ofertado pela UFPA teve início no ano de 2000, curso de Pedagogia, a turma que era de 50 estudantes, formou 48 pedagogos, terminando no ano de 2005.
Após esse período nenhum curso foi ofertado para o município.
No ano em que Senador José Porfírio, comemora seu cinqüentenário de emancipação, ganha como um presente o curso de Ciências Biológicas e consolida-se como pólo no Baixo Xingu.
Em 2011 a UFPA completa 54 anos e o Campus de Altamira completa 25 anos, com uma política educacional bem consolidada, vem expandindo curso de relevância no interior do Estado do Pará.
Segundo o conselheiro Adelson Bayma o Pólo de Senador José Porfírio, bem como o curso de Ciências Biológicas era para ter sido criado em Porto de Moz ou em Anapu, contudo, pelos esforços políticos em favor do povo de Senador José Porfírio e pela UFPA já desenvolver um trabalho no tabuleiro do Embaubal e sobretudo a Moção de Apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Senador José Porfírio, na 1ª Conferência Municipal de Educação, levaram a Universidade escolher Senador José Porfírio como Pólo.

Porque Ciências Biológicas?
O Curso foi escolhido primeiro pela razão de que na Avaliação feita pelo MEC – Ministério da Educação, o curso de Ciências Biológicas da UFPA é um dos cursos que recebeu 5 (cinco) estrelas, ou seja, considerado um dos melhores. Outra explicação se dá pelo motivo da Universidade Federal do Pará, está no município realizando pesquisa junto aos quelônios, os peixes entre outras comunidades do habitat.

A parceria do município.
O custo do curso para o município em ônus será mínimo, porém, ficou firmado na Conferência Municipal que a prefeitura entraria com o espaço físico para funcionamento do curso. Adelson Bayma disse que “A Moção encaminhada para a UFPA com o apoio da Secretária de Educação, Diana Amorim e do Prefeito Cléto José Alves da Silva, foi a condicionante mais importante para que Senador José Porfírio fosse selecionado como pólo. Mas, que Porto de Moz e Anapu terão também sua oportunidade em receberem os cursos e serem pólo”.

Quantos inscritos no curso?
De acordo com a lista de inscrição feita na escola em Senador José Porfírio, verifica-se 89 pessoas listadas para fazerem o ENEM, que é um dos meios para a entrada no curso, entretanto, não sabemos o certo de quantos estão concorrendo as 30 vagas, pois as pessoas de outros municípios devem terem feito suas inscrições e não temos com saber o quantitativo exato, ainda.
O Vereador Adelson Bayma faz parte da Comissão Permanente da Educação na Câmara Municipal de Senador José Porfírio e diz. “Nós trabalhamos com a educação perseguindo sempre o ideal, mas também buscamos aquilo que é possível para o município, portanto, sinto uma satisfação muito grande e gratificado em poder contar com um pólo e um curso da UFPA em Senador José Porfírio.
Promover o acesso ao ensino superior no segundo maior Estado brasileiro tem sido um dos grandes desafios assumidos pela UFPA na gestão do coordenador do Campus de Altamira Rainério Meireles da Silva.

Objetivo
O curso de Ciências Biológicas deverá contribuir com a formção de multiplicadores de Educação Ambiental, inserir o ser humano nas especificidades da realidade amazônica; estimular a consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. Para uma melhoria da qualidade de vida no planeta e principalmente da região com a devastação ecológica que a Hidrelétrica Belo Monte causará.

Considerações
Com a implantação do Projeto Usina Hidrelétrica do Belo Monte no Rio Xingu teremos o quase desaparecimento de espécies economicamente valorizadas no Xingu, como é o caso dos tracajás, tartarugas entre outras espécies.
Desta forma, o curso deverá contribuir com conhecimentos científicos mais elaborados aos cursistas no sentido de que possam através de pesquisas amenizar a extinção de muitas espécies e assim aumentar a população das existentes.
Quanto o uso dos recursos da floresta na região, os conhecimentos contribuirão para que possam ser usadas como recursos sustentáveis para a população e a melhoria da produção agrícola, com isso o uso do solo deverá ser melhorado e a produção aumentada.
Esta é uma grande oportunidade principalmente, para os (a) jovens de Senador José Porfírio, para cursarem o nível superior.
Referente a questão profissional, o curso possibilitará mais pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. Neste sentido é preciso que haja esforços para que seja formada a turma para que Senador José Porfírio possa realmente consolidar-se como um pólo da UFPA, para que mais cursos sejam destinados a funcionar na sede do Município.



Feliz Dia dos Professores

Professores e Professoras,


Neste dia dedicado a nós, professores, não poderia deixar de fazer essa homenagem especial a todos vocês que incansavelmente batalham para dar o melhor de si pela educação.
Para mim é uma grande alegria dividir meus dias com vocês e aprender mais a cada dia além de admirar e respeitar todo esforço de cada um.
Feliz dias dos Professores.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Inauguração da Escola Severino Pinto


EMEF. Severino Pinto - Travessão do Soldado

Depois da Inauguração da Escola Municipal Sol Elarrat Canto em 1º de outubro de 2011, na Vila Kaí, foi a vez da inauguração da EMEF. Severino Pinto.

No dia 7 de outubro de 2011, mais sonhos viraram realidade. A comunidade do Travessão do Soldado, localizada na Região Sul do município de Senador José Porfírio, precisamente no Travessão do Soldado, aproximadamente 40 km de distância da Ressaca, ganhou uma nova estrutura física para atender os alunos.

Segundo depoimentos de quem esteve lá, viu crianças, pais, mães e toda comunidade muito felizes. O evento iniciou por volta de 17 horas e terminou somente no dia seguinte por volta das 8 horas da manhã, terminando com a limpeza da escola, onde todos da comunidade ajudaram o professor na referida limpeza.

Ressalta-se a importância do professor Edson Aparecido, responsável pela escola a mais de um ano, sua dedicação e esforço na melhoria da qualidade de aprendizagem dos alunos. Atualmente a escola está sendo atendida com o Programa Escola Ativa e notoriamente a comunidade se mostra muito satisfeita e diz, que está disposta lutar pela permanência do professor Edson.

Presidente da Câmara Vereador Josué, Sec. de Educação
Diana Amorim, Bena Sales Coordenadora e Antonio Pereira
A Secretária Municipal de Educação, Diana Amorim, o Vereador Josue Pinto (Cula) e a coordenadora Benedita Sales Pena (Escola Ativa) fizeram-se presentes na inauguração.

Parabéns a comunidade da Escola Severino Pinto e a equipe da SEMED, pelo trabalho desenvolvido naquela região, desejamos que todos os alunos, bem como a comunidade possam usufrir desta unidade de ensino e zelar cada vez mais pelo prédio para que realmente ele sirva para o que todos esperam, melhoria na educação e que todos os alunos e alunas possam trilhar no caminho do sucesso.


Edição: Luiz Pena

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Prova Brasil 2011

O Ministério da Educação (MEC) publicou ontem que a data de realização da Prova Brasil foi alterada. Prevista inicialmente para o período de 19 a 30 deste mês, a avaliação será realizada entre 9 e 27 de novembro. Todas as escolas públicas localizadas em áreas urbanas, e rural com mais de 20 alunos em cada série, serão avaliadas.
O exame mede o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes da quarta (5º ano) e da oitava séries (nono ano).
Com os resultados, é possível obter um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país e principalmente do município e da escola. Segundo o MEC, os dados são utilizados para calcular o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino.

Implantada em 2005, a prova é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem a prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município.

Edição: Luiz Pena

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mestrado em Matemática

Abre neste dia 7 de outubro de 2011 o processo seletivo para admissão da turma 2012 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).
As inscrições são no site http://www.profmat-sbm.org.br/ e estarão abertas até o dia 26 de outubro.

O PROFMAT é um programa de pós-graduação gratuito, reconhecido pelo  MEC/CAPES e que conduz ao grau de Mestre. A prioridade é para professores de escola pública mas também são oferecidas vagas para os demais candidatos.
Os alunos classificados que sejam professores de escola pública poderão solicitar bolsas de estudos da CAPES (R$ 1200,00 por mês).
Este ano a rede do PROFMAT foi ampliada: agora são cerca de 1.500 vagas oferecidas por mais de 65 polos em todos os estados e no Distrito Federal. Para mais informações, acesse o site http://www.profmat-sbm.org.br/.
Coordenação Nacional do PROFMAT
Sociedade Brasileira de Matemática.

Você que é professor não perca essa chance.
Fonte: OBMEP.
Edição Luiz Pena


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Inauguração da EMEF Sol Elarrat Canto


Novo Prédio da EMEF Sol Elarrat Canto
O primeiro prédio da Escola Estadual Professora Sol Elarrat Canto fora inaugurada no dia 31 de março de 1974 na gestão do prefeito José Moreno, o prédio contemplava apenas 1 sala de aula e cozinha.

Primeiro Prédio
O nome da escola se deu em homenagem a uma professora, que desempenhou um trabalho educacional no município, atuando no Estado do Pará como de Secretária de Educação e apoiou muito então prefeito.

Na época a estrutura física da escola era capaz de comportar bem os alunos, com o aumento da comunidade a escola ficou pequena e a ansiedade da comunidade era grande no sentido de poder contar com um prédio melhor para atender a demanda.

Vários anos passaram-se e a escola foi se deteriorando e não sendo capaz de atender os alunos.

No ano de 2009, com o início da Gestão Experiência e Compromisso o Prefeito Cleto Alves e o Vice Ademar Moreira convidaram a professora Diana Amorim da Silva Rocha para assumir a Gestão Educacional no de Senador José Porfírio, com metas claras e objetivas, diante dos desafios de alavancar uma educação de qualidade, surge o planejamento da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação em organizar pedagogicamente, administrativamente e principalmente a estrutura física das escolas.

A primeira visita na Comunidade do Tamanduá teve como objetivo diagnosticar a situação da Escola Sol Elarrat Canto a qual ficou como prioridade para construção do novo prédio.

Neste dia 1º de outubro a Secretária Diana, juntamente com o Prefeito Cléto e Vice Adé, tem a alegria e honra em poder está entregando um prédio que atenderá condignamente os alunos e contará com o apoio da comunidade, dos professores e demais trabalhadores em educação, para que possam cuidar bem do prédio, e que este espaço educacional possa proporcionar um ensino de qualidade a todas as crianças e jovens que nesta unidade passarem.

Que todos possam trilhar no caminho do sucesso e que possam ter seus sonhos realizados, assim com está sendo para muitas pessoas da comunidade. A construção da Escola Sol Elarrat Canto é a realização de um sonho a muitos anos.

A escola foi construída com duas salas de aula, laboratório de Informática, Secretaria, banheiros masculino e feminino e uma praça.
Laboratório de Informática
No evento de inauguração compareceram diversas autoridades e a comunidade estava presente para receber a nova unidade de ensino.

Alunos e pais estavam muitos satisfeitos e alegres com a entrega do novo prédio da escola. Após o cerimonial foi servido um delicioso churrasco e encerrou com uma grande festa dançante festa dançante.

Marcaram presença na festa a dupla Rolô e Buí que fizem a festa até o amanhecer do outro dia.
Sala de Aula

Edição: Luiz Pena