De acordo com histórico da UFPA em http://www.portal.ufpa.br/ . A interiorização das ações universitárias teve início em 1971, sob o modelo renovado das ações extensionistas dos Centros Rurais Universitários de Treinamento e Ações Comunitárias (CRUTACs), do final da década de 60, e teve como ações iniciais a realização de cursos especiais de Licenciatura curta nas áreas: Letras, Estudos Sociais e Ciências Naturais, destinados à “preparação de docentes de 1º e 2º graus” e de Cursos de Licenciatura plena para a formação de administradores e supervisores escolares.
No município de Senador José Porfírio, o primeiro curso ofertado pela UFPA teve início no ano de 2000, curso de Pedagogia, a turma que era de 50 estudantes, formou 48 pedagogos, terminando no ano de 2005.
Após esse período nenhum curso foi ofertado para o município.
No ano em que Senador José Porfírio, comemora seu cinqüentenário de emancipação, ganha como um presente o curso de Ciências Biológicas e consolida-se como pólo no Baixo Xingu.
Em 2011 a UFPA completa 54 anos e o Campus de Altamira completa 25 anos, com uma política educacional bem consolidada, vem expandindo curso de relevância no interior do Estado do Pará.
Segundo o conselheiro Adelson Bayma o Pólo de Senador José Porfírio, bem como o curso de Ciências Biológicas era para ter sido criado em Porto de Moz ou em Anapu, contudo, pelos esforços políticos em favor do povo de Senador José Porfírio e pela UFPA já desenvolver um trabalho no tabuleiro do Embaubal e sobretudo a Moção de Apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Senador José Porfírio, na 1ª Conferência Municipal de Educação, levaram a Universidade escolher Senador José Porfírio como Pólo.
Porque Ciências Biológicas?
O Curso foi escolhido primeiro pela razão de que na Avaliação feita pelo MEC – Ministério da Educação, o curso de Ciências Biológicas da UFPA é um dos cursos que recebeu 5 (cinco) estrelas, ou seja, considerado um dos melhores. Outra explicação se dá pelo motivo da Universidade Federal do Pará, está no município realizando pesquisa junto aos quelônios, os peixes entre outras comunidades do habitat.
A parceria do município.
O custo do curso para o município em ônus será mínimo, porém, ficou firmado na Conferência Municipal que a prefeitura entraria com o espaço físico para funcionamento do curso. Adelson Bayma disse que “A Moção encaminhada para a UFPA com o apoio da Secretária de Educação, Diana Amorim e do Prefeito Cléto José Alves da Silva, foi a condicionante mais importante para que Senador José Porfírio fosse selecionado como pólo. Mas, que Porto de Moz e Anapu terão também sua oportunidade em receberem os cursos e serem pólo”.
Quantos inscritos no curso?
De acordo com a lista de inscrição feita na escola em Senador José Porfírio, verifica-se 89 pessoas listadas para fazerem o ENEM, que é um dos meios para a entrada no curso, entretanto, não sabemos o certo de quantos estão concorrendo as 30 vagas, pois as pessoas de outros municípios devem terem feito suas inscrições e não temos com saber o quantitativo exato, ainda.
O Vereador Adelson Bayma faz parte da Comissão Permanente da Educação na Câmara Municipal de Senador José Porfírio e diz. “Nós trabalhamos com a educação perseguindo sempre o ideal, mas também buscamos aquilo que é possível para o município, portanto, sinto uma satisfação muito grande e gratificado em poder contar com um pólo e um curso da UFPA em Senador José Porfírio.
Promover o acesso ao ensino superior no segundo maior Estado brasileiro tem sido um dos grandes desafios assumidos pela UFPA na gestão do coordenador do Campus de Altamira Rainério Meireles da Silva.
Objetivo
O curso de Ciências Biológicas deverá contribuir com a formção de multiplicadores de Educação Ambiental, inserir o ser humano nas especificidades da realidade amazônica; estimular a consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. Para uma melhoria da qualidade de vida no planeta e principalmente da região com a devastação ecológica que a Hidrelétrica Belo Monte causará.
Considerações
Com a implantação do Projeto Usina Hidrelétrica do Belo Monte no Rio Xingu teremos o quase desaparecimento de espécies economicamente valorizadas no Xingu, como é o caso dos tracajás, tartarugas entre outras espécies.
Desta forma, o curso deverá contribuir com conhecimentos científicos mais elaborados aos cursistas no sentido de que possam através de pesquisas amenizar a extinção de muitas espécies e assim aumentar a população das existentes.
Quanto o uso dos recursos da floresta na região, os conhecimentos contribuirão para que possam ser usadas como recursos sustentáveis para a população e a melhoria da produção agrícola, com isso o uso do solo deverá ser melhorado e a produção aumentada.
Esta é uma grande oportunidade principalmente, para os (a) jovens de Senador José Porfírio, para cursarem o nível superior.
Referente a questão profissional, o curso possibilitará mais pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. Neste sentido é preciso que haja esforços para que seja formada a turma para que Senador José Porfírio possa realmente consolidar-se como um pólo da UFPA, para que mais cursos sejam destinados a funcionar na sede do Município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente. Aqui.