Após ter acontecido a Semana Pedagógica
na Zona Urbana em janeiro de 2012 executada pela equipe da Coordenação
Pedagógica da SEMED, com a participação dos professores que atuam de 1º ao 9º
ano do Ensino Fundamental, vinculados à Prefeitura Municipal de Senador José
Porfírio – PA, que teve como objetivo principal: Reorganizar
o currículo da Rede Municipal de Ensino, através da Estruturação das
Matrizes de Habilidades e elaboração dos Fluxos de aulas e formatar um projeto
para atendimento da Educação de Jovens e Adultos, foi a vez da Equipe da SEMED
através da Coordenadoria de Ensino ir até a Zona Rural proporcionar a Semana
Pedagógica para os professores atuantes nas escolas do campo e das águas.
Coordenar o currículo da Rede Municipal
de Educação de Senador José Porfírio, tem sido um grande desafio. Iniciado em
2009 a Reorientação Curricular vem se estruturando em todos os níveis de ensino
da Educação Básica gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação, com a
participação e colaboração dos professores, diretores e coordenadores
pedagógicos por meio do diálogo, no qual já foram sugeridas várias temáticas
para discussão, como:
Implantação do Ensino de Nove Anos;
Elaboração da Nova Matriz Curricular;
Fluxogramas de Aulas;
Regimento Unificado para as Escolas
Municipais,
Matrizes de Habilidades,
Estruturação dos Diários de Classe,
Elaboração de Instrumentos para
Acompanhamento de Aprendizagem e de Gestão Escolar;
Elaboração de Projetos Políticos
Pedagógicos para todas as escolas municipais, tanto da Zona Urbana, quanto da
Zona Rural,
Projeto de solicitação para Autorização
das escolas junto ao Conselho Estadual de Educação (em tramitação no CEE),
Adesão a projetos de ordem federal, como:
Escola Ativa e Correção de Fluxo, com os programas Acelera Brasil e Se Liga do Instituto
Ayrton Senna;
Projeto para melhoria do desempeno
escolar para os 5º anos em 2011 do Instituto Alfa e Beto
Atualmente a proposta da SEMED para
melhoria qualitativa do Ensino e da aprendizagem, principalmente no que se
refere às escolas do Campo, está em pauta a elaboração de Seqüências
Didáticas, disciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares, de acordo
com a modalidade oferecida nas escolas. Em conformidade como que expressa a LDB
9394/96, no Art. 8º, § 2º.
Desta forma, se organizou a Semana
Pedagógica, como formação em serviço aos profissionais da educação que atuam
nas escolas do campo e das águas.
As atividades da Semana Pedagógica
foram realizadas na Zona Rural I no período de 09/04 a 13/04/2012, na
comunidade Vila Nova, usando o espaço físico da EMEF Raimundo Pereira de
França, e na Zona Rural II no período de 17/04 a 20/04/2012, na
comunidade Ressaca, nas dependências da EMEF Luiz Rebelo.
Atendendo o mesmo objetivo da formação
continuada em serviço os temas abordados foi o mesmo para ambas as localidades,
foi seguido o mesmo roteiro de apresentação dos projetos e de construção das
Sequências Didáticas.
QUANTIDADE DE PARTICIPANTES:
Zona
Rural I:
Coordenadores:
09
Professores
de 1º ao 5º ano: 18
Professores
de 6º ao 9º ano: 15
Serventes:
06
Zona
Rural II:
Coordenadores:
09
Professores
de 1º ao 5º ano: 26
Professores
de 6º ao 9º ano: 12
Serventes:
06
Total
de professores:
Professores
de 1º ao 5º ano: 34
Professores
de 6º ao 9º ano: 27
Roteiro
das atividades:
- Apresentação
da equipe que faz parte da coordenação pedagógica;
- Dinâmica de
apresentação dos professores participantes da formação continuada. Título:
A árvore das expectativas.
- Apresentação
do projeto, do cronograma e de atividades.
- Esclarecimentos
referentes ao calendário escolar 2012, e sobre sistemas de avaliação.
- Palestra
sobre como aprendemos, fazendo menção ao mapa de aprendizagem.
- Palestra
sobre codificação e descodificação. Abordagem sobre temas geradores.
- Palestra
sobre os conceitos interdisciplinar, multidisciplinar, transdisciplinar, e
sobre conteúdos atitudinais e procedimentais.
- Explicação
de Projetos sobre Bullying e
possibilidade de construção do mesmo nas escolas da Zona Rural.
- Esclarecimentos
sobre a OBMEP 2012 (para 6º ao 9º ano) e sobre a Olimpíada de língua
portuguesa(5º ao 9º ano).
- Apresentação
do Projeto Aguapé, objetivos,
pontos positivos e concretização das ações voltadas para a realização do
projeto, que é direcionado para professores que atuam de 6º ao 9º ano do
Ensino Fundamental.
- Apresentação
do Projeto Folheando Idéias,
objetivos, pontos positivos e concretização das ações do projeto, que é
direcionado para professores que atuam de 1º ao 5º ano do Ensino
Fundamental.
- Mostra de
vídeo sobre temas transversais.
- Apresentação
dos eixos disciplinares e os
novos fluxogramas. Seguida da entrega de cópias dos fluxos de cada
eixo disciplinar.
- Apresentação
e esclarecimentos sobre o preenchimento dos diários de classe.
- Apresentação
de modelos de sequência didática,
contemplando cada eixo disciplinar, com roteiro de construção das
mencionadas sequências.
- Construção
das sequências didáticas por cada professor participante da formação
continuada, sob a orientação da equipe de coordenação pedagógica da SEMED.
- Apresentação
de mensagens de incentivo e comentários em roda de conversas.
- Execução de
dinâmicas para relaxamento e socialização.
- Apresentação
por escolas das sequências didáticas construídas pelos professores
participantes da formação.
- Palestra
ministrada pela professora Nazaré Mendes sobre bolsa família e programa Peti,
com esclarecimentos à comunidade sobre os referidos temas.
- Encerramento
e Avaliação do Evento.
Todas
as atividades foram executadas com sucesso e no encerramento os professores
participantes fizeram avaliação do encontro, cujos dados estão contidos neste
relatório entregue para a Secretária de Educação.
Todos
os professores elogiaram o evento. Veja alguns depoimentos:
A
professora Raimunda Gil da EMEF Ignário Cury Gabriel disse “esta Semana Pedagógica contribuiu muito na
minha formação, correspondeu minhas expectativas”.
O
professor Leonardo Braga da EMEF. Sol Elarrat Canto – Zona Rural I também fez
questão de expressar seu desempenho na formação. Disse ele “Esta formação superou minha expectativa
espero que mais formações possam vir iguais a esta”
“A formação foi muito proveitosa, pois
consegui adquirir conhecimentos para desenvolver meu trabalho em Classe”.
Professora Francisca de Oliveira.
“Faz-se necessário a construção de
um Projeto voltado para a Zona Rural do Município, com isso o Projeto Aguapé
vem solucionar tal problema dando possibilidades do educador desenvolver seu
trabalho onde o mesmo possibilitará aos educandos um amplo e vasto campo de
conhecimento voltado para a realidade, o que torna-se indispensável no atual
processo educacional”. Professor Waylon José de Souza
Escola Santa Isabel, Zona Rural II, área da Ressaca
“Foi uma semana pedagogicamente
produtiva, a equipe da SEMED muito bem preparada e com métodos bem
compreensíveis aos professores. Professora Maria do
Socorro Silva, Zona Rural II, área da Ressaca.
“Esta formação como todas as
outras, deixa o gosto pelo desafio, mais aguçado. Acredito que tudo que é novo
gera resistência pela insegurança de desenvolver bem um trabalho, porém, é o
estímulo para um recomeço rumo a melhor maneira de realizar um trabalho
satisfatório. Parabenizo a equipe da SEMED pela oportunidade de novos
conhecimentos e pela metodologia utilizada que possibilitou um maior rendimento
na aquisição de conhecimentos referente aos estudos desenvolvidos.” Professora
Ana Maria Lopes Marques. Escola Luiz Rebelo Ressaca.
“Os cursos de Formação continuada,
tendo como objetivo melhorar o desempenho do educador em sala de aula, muitas
vezes se resumem somente em troca de experiências. Porém, acredito que este
curso veio proporcionar além disto, novos rumos no que tange a educação em
geral,sendo assim espero realmente e sinceramente, aplicar os conhecimentos obtidos
neste curso, com objetivo de melhorar o desenvolvimento educacional dos alunos.”
Professora Eliene Silva Santos, área da Ressaca.
“Somos educadores e agradecemos,
pelo olhar clínico que os técnicos tiveram de detectar as nossas necessidades,
isto é a Sequencia Didática tão importante para a realização de todas as
instâncias. Hoje temos referência para nos guiar: Projeto Folheando Ideias e
Projeto Aguapé e a Proposta Curricular por cada ano/série e acompanhamento pela
coordenação pedagógica. E agora é preciso força de vontade, colocar em prática,
com amor tudo vai dar certo.” Domingas Páschoa –
Escola Francisco Merêncio, Zona Rural I - Bambu.
A
equipe que realizou a Semana Pedagógica agradece todos os setores que
colaboraram para a realização do evento, inclui-se também as pessoas que os
acolheram nas localidades da Vila Nova e Ressaca, a Secretária Diana Amorim que
incentiva e apóia a Coordenadoria de Ensino buscando sempre a melhoria de
educação em Senador José Porfírio, na promoção do maior bem as crianças que é a
EDUCAÇÃO E O CONHECIMENTO FORMAL. E o prefeito Cleto José Alves da Silva que
vem contribuindo significativamente para o avanço da Educação. Em especial a
equipe agradece aos professores que foram compreensíveis e dedicados em
realizar as atividades propostas e também as pessoas que acolheram todos os
professores e coordenadores da equipe da SEMED, bem como as serventes que fizeram
a alimentação durante a Semana Pedagógica e por final a Deus que deu força,
saúde e condição espiritual para concluir bem as duas semanas, tanto em Vila
Nova, quanto na Ressaca.