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sexta-feira, 27 de abril de 2012

Semana Pedagógica - Zona Rural I e II


Após ter acontecido a Semana Pedagógica na Zona Urbana em janeiro de 2012 executada pela equipe da Coordenação Pedagógica da SEMED, com a participação dos professores que atuam de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, vinculados à Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio – PA, que teve como objetivo principal: Reorganizar o currículo da Rede Municipal de Ensino, através da Estruturação das Matrizes de Habilidades e elaboração dos Fluxos de aulas e formatar um projeto para atendimento da Educação de Jovens e Adultos, foi a vez da Equipe da SEMED através da Coordenadoria de Ensino ir até a Zona Rural proporcionar a Semana Pedagógica para os professores atuantes nas escolas do campo e das águas.
Coordenar o currículo da Rede Municipal de Educação de Senador José Porfírio, tem sido um grande desafio. Iniciado em 2009 a Reorientação Curricular vem se estruturando em todos os níveis de ensino da Educação Básica gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação, com a participação e colaboração dos professores, diretores e coordenadores pedagógicos por meio do diálogo, no qual já foram sugeridas várias temáticas para discussão, como:
Implantação do Ensino de Nove Anos;
Elaboração da Nova Matriz Curricular;
Fluxogramas de Aulas;
Regimento Unificado para as Escolas Municipais,
Matrizes de Habilidades,
Estruturação dos Diários de Classe,
Elaboração de Instrumentos para Acompanhamento de Aprendizagem e de Gestão Escolar;
Elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos para todas as escolas municipais, tanto da Zona Urbana, quanto da Zona Rural,
Projeto de solicitação para Autorização das escolas junto ao Conselho Estadual de Educação (em tramitação no CEE),
Adesão a projetos de ordem federal, como: Escola Ativa e Correção de Fluxo, com os programas Acelera Brasil e Se Liga do Instituto Ayrton Senna;
Projeto para melhoria do desempeno escolar para os 5º anos em 2011 do Instituto Alfa e Beto
Atualmente a proposta da SEMED para melhoria qualitativa do Ensino e da aprendizagem, principalmente no que se refere às escolas do Campo, está em pauta a elaboração de  Seqüências Didáticas, disciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares, de acordo com a modalidade oferecida nas escolas. Em conformidade como que expressa a LDB 9394/96, no Art. 8º, § 2º.
Desta forma, se organizou a Semana Pedagógica, como formação em serviço aos profissionais da educação que atuam nas escolas do campo e das águas.
As atividades da Semana Pedagógica foram realizadas na Zona Rural I no período de 09/04 a 13/04/2012, na comunidade Vila Nova, usando o espaço físico da EMEF Raimundo Pereira de França, e na Zona Rural II no período de 17/04 a 20/04/2012, na comunidade Ressaca, nas dependências da EMEF Luiz Rebelo.
Professores da Zona Rural I
Atendendo o mesmo objetivo da formação continuada em serviço os temas abordados foi o mesmo para ambas as localidades, foi seguido o mesmo roteiro de apresentação dos projetos e de construção das Sequências Didáticas.
QUANTIDADE DE PARTICIPANTES:

Zona Rural I:
Coordenadores: 09
Professores de 1º ao 5º ano: 18
Professores de 6º ao 9º ano: 15
Serventes: 06

Zona Rural II:
Coordenadores: 09
Professores de 1º ao 5º ano: 26
Professores de 6º ao 9º ano: 12
Serventes: 06
Professores da Zona Rural II

Total de professores:
Professores de 1º ao 5º ano: 34
Professores de 6º ao 9º ano: 27

Roteiro das atividades:
  • Apresentação da equipe que faz parte da coordenação pedagógica;
  • Dinâmica de apresentação dos professores participantes da formação continuada. Título: A árvore das expectativas.
  • Apresentação do projeto, do cronograma e de atividades.
  • Esclarecimentos referentes ao calendário escolar 2012, e sobre sistemas de avaliação.
  • Palestra sobre como aprendemos, fazendo menção ao mapa de aprendizagem.
  • Palestra sobre codificação e descodificação. Abordagem sobre temas geradores.
  • Palestra sobre os conceitos interdisciplinar, multidisciplinar, transdisciplinar, e sobre conteúdos atitudinais e procedimentais.
  • Explicação de Projetos sobre Bullying e possibilidade de construção do mesmo nas escolas da Zona Rural.
  • Esclarecimentos sobre a OBMEP 2012 (para 6º ao 9º ano) e sobre a Olimpíada de língua portuguesa(5º ao 9º ano).
  • Apresentação do Projeto Aguapé, objetivos, pontos positivos e concretização das ações voltadas para a realização do projeto, que é direcionado para professores que atuam de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
  • Apresentação do Projeto Folheando Idéias, objetivos, pontos positivos e concretização das ações do projeto, que é direcionado para professores que atuam de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
  • Mostra de vídeo sobre temas transversais.
  • Apresentação dos eixos disciplinares e os novos fluxogramas. Seguida  da entrega de cópias dos fluxos de cada eixo disciplinar.
  • Apresentação e esclarecimentos sobre o preenchimento dos diários de classe.
  • Apresentação de modelos de sequência didática, contemplando cada eixo disciplinar, com roteiro de construção das mencionadas sequências.
  • Construção das sequências didáticas por cada professor participante da formação continuada, sob a orientação da equipe de coordenação pedagógica da SEMED.
  • Apresentação de mensagens de incentivo e comentários em roda de conversas.
  • Execução de dinâmicas para relaxamento e socialização.
  • Apresentação por escolas das sequências didáticas construídas pelos professores participantes da formação.
  • Palestra ministrada pela professora Nazaré Mendes sobre bolsa família e programa Peti, com esclarecimentos à comunidade sobre os referidos temas.
  • Encerramento e Avaliação do Evento.

Todas as atividades foram executadas com sucesso e no encerramento os professores participantes fizeram avaliação do encontro, cujos dados estão contidos neste relatório entregue para a Secretária de Educação.
Todos os professores elogiaram o evento. Veja alguns depoimentos:
A professora Raimunda Gil da EMEF Ignário Cury Gabriel disse “esta Semana Pedagógica contribuiu muito na minha formação, correspondeu minhas expectativas”.
O professor Leonardo Braga da EMEF. Sol Elarrat Canto – Zona Rural I também fez questão de expressar seu desempenho na formação. Disse ele “Esta formação superou minha expectativa espero que mais formações possam vir iguais a esta”
A formação foi muito proveitosa, pois consegui adquirir conhecimentos para desenvolver meu trabalho em Classe”. Professora Francisca de Oliveira.
“Faz-se necessário a construção de um Projeto voltado para a Zona Rural do Município, com isso o Projeto Aguapé vem solucionar tal problema dando possibilidades do educador desenvolver seu trabalho onde o mesmo possibilitará aos educandos um amplo e vasto campo de conhecimento voltado para a realidade, o que torna-se indispensável no atual processo educacional”. Professor Waylon José de Souza Escola Santa Isabel, Zona Rural II, área da Ressaca
“Foi uma semana pedagogicamente produtiva, a equipe da SEMED muito bem preparada e com métodos bem compreensíveis aos professores. Professora Maria do Socorro Silva, Zona Rural II, área da Ressaca.
“Esta formação como todas as outras, deixa o gosto pelo desafio, mais aguçado. Acredito que tudo que é novo gera resistência pela insegurança de desenvolver bem um trabalho, porém, é o estímulo para um recomeço rumo a melhor maneira de realizar um trabalho satisfatório. Parabenizo a equipe da SEMED pela oportunidade de novos conhecimentos e pela metodologia utilizada que possibilitou um maior rendimento na aquisição de conhecimentos referente aos estudos desenvolvidos.” Professora Ana Maria Lopes Marques. Escola Luiz Rebelo Ressaca.
“Os cursos de Formação continuada, tendo como objetivo melhorar o desempenho do educador em sala de aula, muitas vezes se resumem somente em troca de experiências. Porém, acredito que este curso veio proporcionar além disto, novos rumos no que tange a educação em geral,sendo assim espero realmente e sinceramente, aplicar os conhecimentos obtidos neste curso, com objetivo de melhorar o desenvolvimento educacional dos alunos.” Professora Eliene Silva Santos, área da Ressaca.
“Somos educadores e agradecemos, pelo olhar clínico que os técnicos tiveram de detectar as nossas necessidades, isto é a Sequencia Didática tão importante para a realização de todas as instâncias. Hoje temos referência para nos guiar: Projeto Folheando Ideias e Projeto Aguapé e a Proposta Curricular por cada ano/série e acompanhamento pela coordenação pedagógica. E agora é preciso força de vontade, colocar em prática, com amor tudo vai dar certo.” Domingas Páschoa – Escola Francisco Merêncio, Zona Rural I - Bambu.
A equipe que realizou a Semana Pedagógica agradece todos os setores que colaboraram para a realização do evento, inclui-se também as pessoas que os acolheram nas localidades da Vila Nova e Ressaca, a Secretária Diana Amorim que incentiva e apóia a Coordenadoria de Ensino buscando sempre a melhoria de educação em Senador José Porfírio, na promoção do maior bem as crianças que é a EDUCAÇÃO E O CONHECIMENTO FORMAL. E o prefeito Cleto José Alves da Silva que vem contribuindo significativamente para o avanço da Educação. Em especial a equipe agradece aos professores que foram compreensíveis e dedicados em realizar as atividades propostas e também as pessoas que acolheram todos os professores e coordenadores da equipe da SEMED, bem como as serventes que fizeram a alimentação durante a Semana Pedagógica e por final a Deus que deu força, saúde e condição espiritual para concluir bem as duas semanas, tanto em Vila Nova, quanto na Ressaca.