DESFILE ESCOLAR EM ALUSÃO A INDEPENDÊNCIA
A Secretaria de Educação em parceria com as Escolas Municipais da Zona Urbana do Município de Senador José Porfírio, com o apoio da Administração “Experiência e Compromisso”, pais e responsáveis de alunos, promoveram um belíssimo desfile escolar.
O desfile aconteceu no dia 05 de setembro de 2010, na Rua 7 de setembro. O evento recebeu um público mais ou menos de 2.000 (duas mil) pessoas que assistiram e aplaudiram as escolas na hora das apresentações.
O palanque foi composto pelo Prefeito Cleto José Alves da Silva, Vice Admar José Moreira de Sousa, Secretária de Educação Diana Amorim da Silva Rocha, Vereadores: Evertom Mendes, Reginaldo, presidente da Câmara Municipal Agnaldo de Sousa e a presença ilustre do Vice Governador do Estado do Pará, Odair Corrêia.
O prefeito Cleto fez a abertura e convidou todos e todas para assistirem os desfiles escolares, no final ele agradeceu os professores diretoras, coordenadores pedagógicos, pais e responsáveis de alunos, alunos e comunidade em geral, disse ainda que “no próximo ano a Secretaria de Educação, juntamente com as escolas terão mais apoio para realização do evento”. Onde também parabenizou a Secretária Municipal de Educação pela realização do evento desde o ano de 2009.
Participaram do desfile na (ordem do desfile):
Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cattete Pinheiro
Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariana Dias
Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Queiroz de Moraes Neto
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Alvarez Rebelo
Escoteiro da Cidade
Pelotão da 1ª Companhia Fusileira de Selva do 51º Bis da Cidade de Altamira
|
LENDAS E MITOS ESCOLA CATTETE PINHEIRO |
A EMEI São Francisco de Assis participou do desfile enfatizando o seguinte tema: MÃES E PAIS SEMPRE BEM VINDOS À ESCOLA. O tema fez jus as apresentações pois muitas mães e pais compareceram dando apoio aos seus filhos.
Os destaques da Escola São Francisco foram o pelotão “As Profissões” e o Pelotão da Literatura Infantil.
A segunda escola a desfilar foi a EMEF. Cattete Pinheiro, a mesma abordou o tema VALORES DO BRASIL. Os destaques da escola que mais empolgaram o público foram, Os personagens da Lendas Folclóricas e mitos brasileiros e o Pelotão da ASSMOTS, (Associação de Mototaxistas).
|
ABERTURA DO DESFILE DA EMEF. MARIANA DIAS |
|
LEITURA NA ESCOLA |
Em seguida a Escola Mariana Dias apresentou seu desfile trazendo o tema: LEITURA INDEPENDÊNCIA DO SER. O que mais chamou a atenção do público presente no desfile da escola Mariana Dias foi: o seu próprio tema que enfatizou os quatro pilares da Educação: - Aprender a Ser; - Aprender a Conviver; - Aprender a Fazer e Aprender a Aprender o seu 7º pelotão que exaltou os clássicos literários: Branca de Neve e os sete anões, Cinderela, A Bela Adormecida e o Sitio do Pica-Pau Amarelo. A escola prestou uma valiosa homenagem aos escritores Ivair Lessa e Simone Carla
|
DESFILE DA EMEF. JORGE QUEIROZ DE MORAES NETO |
O Desfile da Escola Jorge Queiroz de Moraes Neto foi um desfile animado e empolgante também, trouxe o tema: HISTÓRIA DAS COMUNICAÇÕES , O tema da escola Jorge Queiroz foi muito relevante para conhecimentos o que mais empolgou o público foi quando a escola em seu desfile conta a história do surgimento do rádio e da televisão, quadros confeccionados pelos alunos (a comunicação pela arte) e a fanfarra da escola que fez uma brilhante apresentação.
Meio de Comunicação Apresentado pela Escola Jorge Queiroz:
A palavra através das escrituras bíblicas;
Poetas Ambulantes ou Caixeiros Viajantes;
Comunicação Pela Arte – O homem das cavernas;
|
A COMUNICAÇÃO PELA ARTE |
Comunicação Sensorial;
A Famosa sapopema: Principal meio de comunicação entre os seringueiros.
Bandinha Rítmica;
Comunicação Escrita – O Pombo Correio
Os Correios;
Comunicação Bilingue
Códigos: Braile e Morse.
|
DESFILE DA EMEF. ROSA ALVAREZ REBELO |
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Alvarez Rebelo, desfilou em um grande estilo apresentando o tema: OS 20 ANOS DO ECA, O destaque mais apludido daescola foi a apresentação do pelotão que tinha a formação do nome da escola composto por alunos, formando as letras em maiúsculas: R O S A, que também em seguida formarão um grande coração,expressando assim a união dos funcionários da referida escola. A fanfarra da escola Rosa Alvarez Rebelo fez uma apresentação em frente ao palanque que durou mais de dez minutos, dando assim o destaque para a escola.
O pelotão que mais tirou aplausos do público presente, foi o pelotão composto pela Marinha e Exército, comandado pelo professor Walber Acácio.
Apresentaram-se também com destaque da Escola a Tropa de Cavalaria, um dos meios de sustentabilidade para a comunidade local, uma vez que os animais servem com meios de transporte, na agropecuária e etc.
O desfile que levou o público a aplaudir muito foi o desfile dos Escoteiros de Senador José Porfírio, para muitos foi engraçado, mais os escoteiro levaram muito a sério e chamaram atenção dos jovens e adolescentes para a grande missão que é atribuída aos escoteiros, e que é mais um ato de cidadania, que leva os jovens e adolescentes para o caminho do bem, deixando de práticas maléficas que levam os jovens para o caminho da violência, da droga e outras mais. “Esperamos que esses jovens possam cada vez mais trilhar no caminho do bem”, disse alguém que assistia no momento do desfile.
Já se aproximava das 11 horas quando o desfile foi encerrado com a graça do desfile da 1ª Companhia Fuzileira de Selva, comandado pelo Tenente Barbosa, onde apresentou um desfile de alta qualidade digno das Forças Armadas, apresentando-se em defesa da segurança da Pátria (Brasil).
A banda do Exército deu um show e fez o encerramento do desfile com o Hino da Independência do Brasil
A Secretária de Educação, Professora Diana Amorim da Silva Rocha, agradece a participação de todos que se empenharam para participar do evento em nome da Equipe da Secretaria Municipal de Educação.
Parabéns a todas os funcionários e funcionárias das escolas, pais, responsáveis de alunos e principalmente as crianças, adolescentes e jovens que brilharam nas apresentações.
Texto Luiz Pena.