Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Formação em Serviço

No período de 14 a 17 de setembro de 2009 a Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Ensino e Coordenação Pedagógica, estará realizando Formação em Serviço para professores que ministram aulas nas turmas de 3ªs/4ºs e 4ªs/5ºs Séries/Anos do Ensino Fundamental.

PROJETO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO
“Letrar e Calcular: Um desafio nas séries iniciais do Ensino Fundamental .”
Local: Auditório da SEMEC
Horas: Das 8 às 12 horas (manhã) e das 14 às 18 horas (tarde)
Objetivos:
Os objetivos visados no desenvolvimento do processo de formação formação em serviço privilegia o trabalho com as habilidades de leitura e escrita em Língua Portuguesa e Matemática referente (a) ao 3ª/4º e 4ª/5º série/ano do Ensino Fundamental.
Assim, os objetivos são:
• Discutir as habilidades de leitura e escrita e Cálculo avaliação e fichas de acompanhamento;
• Analisar atividades, categorizando-as de acordo com as habilidades em estudo.
• Elaborar Planos de aulas.
• Planejar situações de aprendizagem de acordo com as habilidades focadas.
• Elaborar atividades a partir de gêneros variados, contemplando as habilidades discutidas.
• Elaborar atividades a partir de jogos e brincadeiras, contemplando as habilidades de leitura e escrita e Cálculos.
• Refletir sobre a prática pedagógica através de leituras e vivência de situações didáticas.
• Avaliar o processo de ensino-aprendizagem no 1º semestre.
• Realizar oficinas em Língua Portuguesa e Matemática
• Aprender novas práticas pedagógicas, a partir do relato de práticas desenvolvidas pelos professores (a).
Justificativa
Um dos grandes desafios do professor é pensar em atividades significativas para atender a heterogeneidade da turma e relacioná-las ao desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e o cálculo, em um processo de alfabetização em que o aprendiz é conduzido a apropriar-se simultaneamente do código escrito, do letramento e a compreensão para calcular.

Não obstante, o professor de 3ª e 4ª séries deparam-se com entraves outros que impossibilitam a compreensão de certos conteúdos, configurando, assim, numa grande demanda de alunos que percorrem essas séries ensino fundamental com dificuldades em Leitura, Escrita e Cálculo.

Ciente dessa realidade e da necessidade de implementações de ações que venham mudar esse quadro, defendemos que é necessário uma parceria no sentido de apoiar os professores na realização de sua prática pedagógica, visando contribuir para o aprimoramento desta e para o melhor desempenho da aprendizagem dos alunos.

Partindo dos resultados evidenciados nas avaliações externas realizadas pela SEMEC desde 2009 em que diagnosticaram baixo desempenho da aprendizagem dos alunos nas habilidades de leitura, escrita e cálculo matemático da reivindicação dos professores por maior apoio pedagógico por parte da Secretaria, propomos a realização de um projeto de formação em serviço que busque oferecer estratégias eficazes para a condução do processo de ensino da leitura e da escrita e do cálculo matemático.

A Secretaria de Educação, implantou em 2009 o Ensino Fundamental de 9 anos e implementou uma nova Proposta Pedagógica, e que vem dando certo. Portanto, visando o prosseguimento desse trabalho serão realizados encontros de formação em serviço para os técnicos e professores, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas pelas unidades de ensino do Município de Senador José Porfírio.

Lembramos que o curso será para os professores que atuam na zona urbana, pois da zona rural será em outro período.
Esperamos que todos possam participar.
Luiz Pena





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Aqui.