Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Feira de Ciências Naturais e Cultura (FECINC) 2010


Slogan da FECINC 2010
 No período de 21 a 26 de novembro de 2010, a Escola Municipal de Ensino Fundamental "Rosa Alvarez Rebelo", proporcionou a seus alunos momentos diferenciados do dia-a-dia no que se refere ao ensino/aprendizagem. Foi a apresentação do Projeto Feira de Ciências Naturais e Cultura (FECINC) 2010.

Comunidade escolar prestigiam a IV FECINC
Desde o ano de 2007 a EMEF. Rosa Alvarez Rebelo, incluiu no seu Projeto Político Pedagógico a Feira de Ciências Naturiais e Cultura (FECINC), sendo assim,  neste ano de 2010 a escola apresentou a 4ª edição da feira.
Objetivos:
• Resgatar a cultura local e global, através de trabalhos coordenados por professores de todas as áreas do conhecimento.

• Valorizar a cultura local e global, despertando nos jovens, orgulho por suas raízes.
• Avaliar a participação integrada dos alunos e alunas, das turmas do Ensino Fundamental e Médio, socializando o conhecimento, e incentivando a pesquisa e o autodidatismo.
• Refletir acerca das experiências científicas investigadas, como forma de enriquecer o nível de conhecimento e conscientização, associando o conteúdo das disciplinas de forma prática, criativa e em consonância com a realidade.
• Proporcionar aos alunos a oportunidade de concretização das habilidades e competências adquiridas nas diversas Áreas de Conhecimento ligado ao currículo;
• Valorizar a criatividade, atitude científica e a inovação;
• Interagir a Escola com a comunidade;
• Discutir a relevância das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações

Estudantes realizando experiências científicas
 Justificativa:

Na maioria das esferas de atividades, a melhor maneira de aprender é fazendo. Os livros, revistas, aulas teóricas e conferências fornecem uma sólida base, porém assimilamos verdadeiramente os conhecimentos quando colocamos em prática as teorias. Para aprender matemática temos que resolver muitos problemas e exercícios. O mesmo ocorre com as ciências naturais. Aliás, uma das etapas da maior importância do método científico, justamente aquela que distingue uma ciência exata dos demais ramos do conhecimento humano, é a experimentação.
Com freqüência cada vez maior, os cientistas devem partilhar seu trabalho não só com outros cientistas, senão também com legisladores, administradores, sociólogos, artistas, professores, genericamente, com pessoas de todas as profissões. Isso é a divulgação científica. Seguindo essa tendência, os estudantes de ciências - em todos os níveis - também devem informar a outras pessoas sobre seus aprendizados e projetos científicos.
O conhecimento dos alunos sobre Cultura abrange vários itens a serem pesquisados e apresentados em exposição, dança e teatros que será realizada na Escola Rosa Alvarez Rebelo, como culminância do projeto, sob a coordenação dos professores, coordenação pedagógica e direção da escola. As atividades proporcionarão integração, motivação, reflexão e responsabilidade entre os participantes buscando informações verídicas sobre os assuntos pesquisados, despertando a curiosidade do grupo, impulsionando-os na busca de mais conhecimentos sobre assuntos variados em áreas diversificadas.

SLOGAN :

LIVRO: O CONHECIMENTO;
PENA: A CULTURA LOCAL;
LÂMPADA: A CAPACIDADE DE CRIAR.

Resultado:
Cada ano que passa a Feira vem crescendo na aceitação da comunidade escolar, na opinião dos estudantes e comunidade em geral a feira deste ano de 2010, superou todas as expectativas, ou seja, foi um sucesso.
Segundo o coordenador da feira, professor esp. Leandro Patrick de Oliveira Pena: ..."a IV FECINC é uma ação do Projeto Político Pedagógico da escola apresentado a comunidade onde os alunos mostram seus talentos e suas experiências científicas aprendidas drante seu percurso escolar no Ensino Fundamental em diversas áreas do conhecimento e apresentam também diversas atividades culturais".
Durante a semana os alunos fizeram pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e ensaiaram as apresentações culturais, onde apresentaram no dia 26/11/2010.
A feira foi animada ao som da Equipe Red Star e o DJ Nego T, teve também a participação da Banda Municipal local "Juventude Souzelense" que por sua vez deu um mega show.
O professor Patrick disse ainda que o sucesso da feira só foi possível devido o grande empenho de maioria dos professores, funcionários em geral, diretora da escola Yrandir Mendes da escola e das coordenadoras pedagógicas, Maria das Graças e Sonira Izabel.

 

Estudantes apresentando experiência científica
 
Aluna apresentando trabalho científico

Aluna realizando experiência científica


                                  
                     Autor do Projeto:                                 
                                  LEANDRO PATRICK DE OLIVEIRA PENA

                                                              LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS
                                                              HABILITAÇÃO EM FÍSICA
                                                              ESP. EM MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO

O professor Leandro Patrick, agradeceu a todos os professores e alunos que se dedicaram à feira, a Direção e Coordenação Pedagógica da Escola Rosa Alvarez Rebelo, que trabalharam muito e deram bastante incentivo neste ano, ao Professor Luiz Pena que foi um dos autores do primeiro projeto da feira e doou o Som Red Star para a cobertura sonora da feira, à SEMEC, que colaborou com o transporte dos materiais necessários para a escola e aos componentes da Banda Juventude Souzelense pelas apresentações.



  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Aqui.