Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Arranjo de Desenvolvimento da Educação


Ténicos de Senador José Porfírio, Raimundinha da Amut e Miguel coordenador da Educação Indígena
O que é o ADE - Anrranjo de Desenvolvimento da Educação?
O ADE é uma forma de colaboração territorial basicamente horizontal, instituída entre entes federados, visando assegurar o direito à educação de qualidade e ao seu desenvolvimento terítorial e geopolítico.
O ADE  foi homologado pelo Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, através da Resolução nº 1 de 23 de janeiro de 2012.
E para que este arranjo fosse constrído pelos municípios da Região de Impácto da Hidrelétrica Belo Monte.
Com o objetivo de consolidar um regime de colaboração horizontal entre os sistemas educacionais municipais, estaduais e sistema nacional, os secretários formularam uma proposta de agenda para implementação de um Arranjo Educacional, ficando assim:

Educação Indígena: 18 a 20/05/2012 – Em Altamira
Gestão da Educação: 22 e 23/05/2012 Aconteceu em Altamira, com o nome de Oficina PAR
Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Aconteceu nos dias 25 e 26/05/2012 em Vitória do Xingu
Ainda estão previstos encontros para discussões como:
Formação de Professores;
Educação Profissional;
Educação Superior;
Educação do Campo e Educação Especial
Durante os eventos já realizados, as discussões foram muito boas, porém ainda não vemos concretamente acontecer as ações que foram propostas, espera-se que as propostas para o Arranjo sejam implementadas para que a qualidade da educação melhore na região, pois neste momento inicial da construção da Usina as demandas são muitas, houve um acréscimo grande de migrações de pessoas de outras regiões para a região do Xingu, o que levou a uma precariedade em vários setores públicos, como é o caso da Saúde, Educação, Segurança e Ação Social.
Nos eventos já ocorridos estivem participando, representantes das esferas: Federal, Estadual e Municipal, que conheceram a realidade encontrada pelo povo da Região Xingu.
Quem não tem medido esforços para estar junto com os municípios é a Assessora de Educação da AMUT Raimundinha Mascarenhas, que tem contribuído nos debates para construção dos arranjos e no plano regional de educação enaltecemos a  importancia da participação da AMUT na mobilização, discussão e planejamento da educação para região de Belo Monte. AMUT sempre esteve presente conosco.
Ressaltamos que os municípios estão fazendo todos os esforços como ente de colaboração, durante o III encontro da Agenda Territorial Integrada que discutiu-se sobre a Educação de Jovens e Adultos, os municípios foram orientados pelos técnicos do Estado (Pará) como deveríam proceder a respeito de vários programas do Governo Federal. Um desses programas informado foi o Pro Jovem Urbano que os municipios poderiam levantar demanda de pelo menos uma turma com 40 alunos por ser uma prioridade do governo federal e que poderia ser considerado com turmas especias e que não precisava fazer adesão pela plataforma, porém nossa decepção é que fizemos todos os esforços para levantamento de demanda e a pós termos mandado a demanda recebemos notificação que só poderia ter turmas do Pro Jovem Urbano com mais de 150 alunos, dessa forma, fica difícil do arranjo dar certo, pois o que tanto almeja-se para a educação, ainda não vemos de fato acontecer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Aqui.