Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

sexta-feira, 29 de junho de 2012

REDE DE ANCORAGEM PROJETO TRILHAS



A adesão do Projeto Trilhas foi consolidada no município de Senador José Porfírio-PA, no ano letivo de 2012, com a assinatura pela secretária municipal de educação, Diana Amorim da Silva Rocha, no anseio de contribuir com a melhoria da educação no município.
Para coordenar as atividades relativas ao projeto trilhas no município de Senador José Porfírio-PA, a Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou dois técnicos para participarem da formação estadual organizada por meio das parcerias: Instituto Natura, MEC (Ministério da Educação) e CEDAC (Comunidade Educativa), realizada na cidade de Altamira-PA, no período de 29/05 a 30/05/2012.

Os técnicos da Secretaria Municipal de Educação, que participaram da formação estadual, foram: Professora Maria Dayze Moura Prado e o Professor Silvio Macedo Xavier.



O que é o Projeto TRILHAS?
O Projeto Trilhas é um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado. O material será distribuído em escolas públicas e contará com o apoio de uma Rede de Ancoragem Nacional que auxiliará sua implementação, incentivando seu bom uso por meio de um processo de formação continuada.
O conjunto de materiais do Projeto Trilhas é composto pelos seguintes acervos didáticos:
 Trilhas para ler e escrever textos, que tem como propósito criar condições para planejar e realizar atividades dentro de um percurso no qual as crianças possam conhecer o livro, escutar e ler as histórias, falar sobre a história, sobre as ilustrações e personagens e participar de situações de leitura e escrita a partir do texto narrado.
Trilhas para abrir o apetite poético, que objetiva criar condições para planejar e realizar as atividades dentro de um percurso no qual as crianças possam conhecer o livro e seus textos, escutar e lê-los, memoriza-los e recitá-los, visualizar sua estrutura, brincar com os sons de suas palavras e participar de atividades de atenção sobre o texto.
E o Trilhas de jogos, que objetiva oferecer aos professores um repertório para serem trabalhados com crianças de 6 (seis) anos, dentre estes jogos de linguagem e jogos de faz de conta.
Portanto, a partir de agosto do corrente ano, o Projeto Trilhas será realidade no município de Senador José Porfírio-PA, e as professoras das turmas de 1º ano, terão novas ferramentas para trabalhar a leitura, escrita e oralidade de forma dinâmica com as crianças, contribuindo assim para o desenvolvimento intelectual e acadêmico.

Edição: Silvio Xavier e Dayze Prado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Aqui.