Studio Red Star

Studio Red Star
INOVAÇÃO AO SEU ALCANCE - Clik aqui e veja notícias de Souzel

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Formação para Diretores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Educação

Formação para Diretores e Coordenadores Pedagógicos da SEMED
A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, com a clareza de que o sentido do esforço da gestão das escolas deve estar focado nos resultados de aprendizagem dos alunos e que esta questão permeia todas as suas decisões políticas educacionais para o desempenho acadêmico dos alunos, contratou assessoria para realização de formação dos Coordenadores Pedagógicos e Diretores das Escolas da Rede Municipal.
A formação aconteceu no Auditório da SEMED, nos dias  26 e 27 de junho de 2012. A proposta de formação teve com base: 
Realizar o trabalho de capacitação em forma de curso e oficinas de trabalho,  desenvolvendo tanto a parte teórica quanto prática. Também, será prestada consultoria para acompanhamento sistemático da proposta de trabalho elaborada e executada pela escola e Secretaria de Educação.
Como pensamos a gestão escolar de forma articulada, onde diretor e coordenador pedagógico devem focar tanto a parte administrativa quanto a pedagógica, o trabalho será desenvolvido com os dois grupos simultaneamente.  
No decorrer do ano de 2012 será desenvolvido o curso e oficina que incluirá discussões sobre: Conceito  gestão escolar; Os princípios da gestão escolar democrática; administração da educação, políticas e programas federais para educação;  A educação como via para o desenvolvimento do potencial humano; O IDEB e a qualidade do ensino;  O papel do gestor e coordenador pedagógico na garantia do direito de aprender de todos e de cada um dos alunos; Conceito de liderança; Autonomia pedagógica, administrativa e gestão financeira;  Os quatro campos da gestão: gestão do sistema, do ensino, da aprendizagem e da rotina da escola; Planejamento escolar: Proposta pedagógica da escola, Plano de Ações e Metas;  Estratégias  de acompanhamento sistemático do processo pedagógico realizado pela escola para gestão eficaz. Conceito e estratégias de elaboração do memorial de gestão, organização do sistema municipal de ensino e plano municipal de educação entre outros que se façam necessários.
Neste primeiro momento os assuntos em pauta foram:
Ouvindo as vozes do grupo: Forças, fraquezas e  oportunidades na gestão da escola.
Apresentação e análise dos resultados da avaliação Externa: bases para a prática da gestão eficaz
Discutindo:  infraestrutura física e recursos pedagógicos na gestão do ensino e da aprendizagem com foco em resultados.
Analisando o Projeto Político da Escola e suas proposições para a gestão do ensino e da aprendizagem.
A elaboração do Plano de Ações e Metas e de intervenções para  promover o alinhamento e a reestuturação curricular e atingir a aprendizagem significativa. Construindo o memorial da gestão
Agenda  de atividades da gestão e acompanhamentos da consultoria à gestão escolar.

Encaminhamentos para o próximo encontro (escolas).
Período: 1 a 3 de agosto de 2012.
Análise dos resultados das avaliações externas;
Levantamento da Forças, Fraquezas e Oportunidades;
Construção do Plano de Metas da escola.
Professor Gerson Olivo Dias, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Docência do Ensino superior Pela UFRJ, em Educação e Problemas Regionais pela UFPA e em Gestão Escolar pela Escola de Gestores do MEC/UFPA, mestrando em Politicas e administração da Educação pela UNTREF/Argentina.

O encontro teve como eixo condutor:  "O papel do diretor de escola e do coordenador pedagógico no sucesso da aprendizagem".
Ao encerrar este primeiro período, todos os participantes avaliaram positivamente o trabalho desenvolvido pelo formador.

Edição: Luiz Pena









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Aqui.