Formação para Diretores e Coordenadores Pedagógicos da SEMED |
A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, com a clareza de que o sentido do esforço da gestão das escolas deve estar focado nos resultados de aprendizagem dos alunos e que esta questão permeia todas as suas decisões políticas educacionais para o desempenho acadêmico dos alunos, contratou assessoria para realização de formação dos Coordenadores Pedagógicos e Diretores das Escolas da Rede Municipal.
A formação aconteceu no Auditório da SEMED, nos dias 26 e 27 de junho de 2012. A proposta de formação teve com base:
Realizar o trabalho de capacitação em forma
de curso e oficinas de trabalho, desenvolvendo tanto a parte teórica quanto
prática. Também, será prestada consultoria para acompanhamento sistemático da
proposta de trabalho elaborada e executada pela escola e Secretaria de Educação.
Como pensamos a gestão escolar de forma
articulada, onde diretor e coordenador pedagógico devem focar tanto a parte
administrativa quanto a pedagógica, o trabalho será desenvolvido com os dois
grupos simultaneamente.
No decorrer do ano de 2012 será desenvolvido o curso e oficina que incluirá discussões sobre: Conceito gestão escolar; Os princípios da gestão
escolar democrática; administração da educação, políticas e programas federais
para educação; A educação como via para
o desenvolvimento do potencial humano; O IDEB e a qualidade do ensino; O papel do gestor e coordenador pedagógico na
garantia do direito de aprender de todos e de cada um dos alunos; Conceito de
liderança; Autonomia pedagógica, administrativa e gestão financeira; Os quatro campos da gestão: gestão do sistema,
do ensino, da aprendizagem e da rotina da escola; Planejamento escolar:
Proposta pedagógica da escola, Plano de Ações e Metas; Estratégias de acompanhamento sistemático do processo pedagógico
realizado pela escola para gestão eficaz. Conceito e estratégias de elaboração
do memorial de gestão, organização do sistema municipal de ensino e plano
municipal de educação entre outros que se façam necessários.
Neste primeiro momento os assuntos em pauta foram:
Ouvindo as vozes do grupo:
Forças, fraquezas e oportunidades na
gestão da escola.
Apresentação e análise dos
resultados da avaliação Externa: bases para a prática da gestão eficaz
Discutindo: infraestrutura física e recursos pedagógicos
na gestão do ensino e da aprendizagem com foco em resultados.
Analisando o Projeto
Político da Escola e suas proposições para a gestão do ensino e da
aprendizagem.
A elaboração do Plano de
Ações e Metas e de intervenções para
promover o alinhamento e a reestuturação curricular e atingir a
aprendizagem significativa. Construindo o memorial da
gestão
Agenda
de atividades da gestão e acompanhamentos da consultoria à gestão escolar.
Encaminhamentos para o próximo encontro (escolas).
Período: 1 a 3 de agosto de 2012.
Análise dos resultados das avaliações externas;
Levantamento da Forças, Fraquezas e Oportunidades;
Construção do Plano de Metas da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente. Aqui.