Estudantes participando das Avaliações Externas da SEMED |
A avaliação externa da SEMED é aplicada basicamente duas vezes no ano, a 1ª é aplicada geralmente no final do 1º semestre e a 2ª no decorrer do 2º semestre. Ela tem como objetivo diagnosticar para mapear o nível cognitivo dos alunos da rede municipal.
Para a equipe da Coordenadoria de Ensino da SEMED de Senador José Porfírio, diagnosticar é um passo fundamental e uma ação importante para o prosseguimento acadêmico dos alunos, pois os testes demonstram em que nível as turmas e alunos encontram-se.
Desse modo surge então, a necessidade de replanejamento das atividades pedagógicas, onde todos devem se propor em ajudar todos e cada aluno que se encontra com dificuldades de aprendizagem para que não fiquem para trás no processo. A intenção é não esperar até o final do ano para ajudar os alunos que não tem o desempenho esperado. Às escolas cabe, portanto criar condições para que os conteúdos trabalhados, quando não são bem compreendidos, sejam retomados em classe com novas atividades e estratégias de ensino.
O que não vale é olhar apenas as notas das provas, ou os níveis em que cada turma se encontra. Todos os envolvidos devem ter a certeza de que é preciso fazer as intervenções.
A partir dos resultados, a coordenação pedagógica procura orientar a equipe docente a organizar as informações. As dificuldades apresentadas em determinada área do conhecimento são classificadas de acordo com o fluxograma das aulas e a frequência com que aparecem. Esse é um ponto que dá mais clareza em relação aos conteúdos que devem ser retomados. Quando um conteúdo não foi entendido pela maioria do grupo, procurar-se com o professor uma abordagem diversificada da usada até então e orientá-lo a retomar o tema com a classe toda.
Caso seja, detectado alunos que precisam de reforço escolar a SEMED faz contratação de um profissional para fazer o reforço no contraturno, ou intensificar as atividades para casa e depois serem corrigidas pelo professor.
Entendemos que nenhum aluno gosta de ficar para recuperação, não é reprovando que os alunos teem um melhor desempenho na aprendizagem. A melhor forma de intervir para um desenvolvimento coletivo e individual é conhecer em que nível todos os alunos e cada um se encontram, para minimizar as recuperações ou mesmo as reprovações e evasões.
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